WhatsApp adota criptografia para assegurar mensagens

Por enquanto, a camada de segurança só está disponível no Android

por Nathália Guimarães qua, 19/11/2014 - 11:20
Reprodução Com 600 milhões de usuários, o WhatsApp torna-se a maior plataforma a utilizar o sistema de criptografia de ponta-a-ponta Reprodução

A partir de agora, as mensagens trocadas no WhatsApp na versão para Android do aplicativo terão uma camada adicional de segurança. Graças a uma parceria com a Open Whisper Systems, a ferramenta de comunicação passou codificar mensagens em trânsito para escondê-las de espiões digitais.  

A mais recente versão do WhatsApp para Android inclui suporte para o protocolo de criptografia TextSecure. O aplicativo, no entanto, ainda não suporta mensagens criptografadas para conversas em grupo ou mensagens de mídia.

No entanto, a empresa responsável pela camada de segurança não afirmou quando a criptografia chegará à versão do WhatsApp para o sistema móvel iOS, da Apple.

Com 600 milhões de usuários, o WhatsApp torna-se a maior plataforma a utilizar o sistema de criptografia de ponta-a-ponta.

“O WhatsApp merece enormes elogios por dedicar um tempo considerável e um esforço a este projeto”, pontuou a Open Whisper Systems em nota. “Embora estejamos ainda no começo desta implementação, achamos que isto já representa o maior desenvolvimento da comunicação criptografada na história”.

COMENTÁRIOS dos leitores