Testamos a Wi-Fi gratuita do Recife; confira o resultado

Serviço entrou em funcionamento há um dia e já apresenta falhas

por Nathália Guimarães qui, 27/11/2014 - 11:19

Nesta quarta-feira (26), diversos locais públicos do Recife começaram a contar com Wi-Fi grátis. No total, mais de 15 bairros contam com o serviço, que funciona 24h por dia, entre eles Casa Amarela, Derby, Boa Viagem, Cordeiro, Madalena e Boa Vista. Apesar de o acesso ser gratuito, é necessário realizar um cadastro para poder navegar. A velocidade da internet é de 640 Kbps. Cada usuário pode ficar até 1h conectado. Após este período, será necessário realizar um novo login.

A equipe do LeiaJá testou a conectividade de seis pontos espalhados em diferentes regiões da cidade, onde três deles não ofertaram a conexão prometida.

Onde funciona bem, a Wi-Fi “CONECTARECIFE” permite ao usuário acessar redes sociais, abrir sites e realizar pesquisas do Google. O ponto de acesso no bairro do Pina, em frente ao Hotel Transamérica, por exemplo, apresentou boa velocidade.

Outro ponto onde o Wi-Fi atingiu as expectativas foi na Praça do Derby. Por lá, o sinal de internet é estável, sendo possível até baixar aplicativos. Alguns usuários presentes no local, no entanto, estavam com dúvidas sobre como funcionava o serviço. Este foi o caso da estudante Marília Novaes, de 19 anos.

“Não sabia que tinha que fazer um cadastro para começar a navegar. Outros amigos meus estavam com o mesmo problema. A placa que mostra onde existem pontos de Wi-Fi deveria informar isso”, explica a jovem.

Um dos bairros que possuem mais pontos de acesso é o de Boa Viagem. Por lá, a equipe do LeiaJá testou a conectividade da Praça de Boa Viagem, de alguns quiosques da Orla e do Parque Dona Lindu. O resultado não foi satisfatório.

Onde era possível realizar a conexão, a internet apresentou instabilidade e dificuldade para abrir sites simples como o Google. No Parque Dona Lindu e em alguns quiosques da Orla a página para que o usuário realize o cadastro para começar a navegar não apareceu.  

Por fim, o LeiaJá foi até o bairro do Recife Antigo para testar o serviço. Na Rua da Moeda, por exemplo, não foi possível realizar a conexão. Já na Praça do Arsenal, o sinal funcionou de maneira estável, possibilitando ao usuário a navegação sem interrupções.

Como realizar o cadastro?

É possível realizar um cadastro prévio através do site portalconecta.recife.pe.gov.brAo tentar se conectar pela primeira vez em um ponto de acesso ofertado pelo serviço, o usuário deverá procurar o sinal Wi-Fi nomeado como “CONECTARECIFE”. As regiões onde o sinal está disponível são sinalizadas com uma placa.

Depois, basta se conectar a rede e abrir uma página que será direcionada à um formulário. Ao preenchê-lo, será possível navegar.

COMENTÁRIOS dos leitores