Confira os sites que devem ser evitados nesta Black Friday

Mais de 400 páginas foram notificadas pelo Procon de São Paulo

por Nathália Guimarães sex, 28/11/2014 - 09:01
Reprodução Páginas de compras coletivas, produtos eletrônicos, viagens, entre outras foram listadas como "não confiáveis" pelo Procon Reprodução

O Procon de São Paulo atualizou a lista de sites que devem ser evitados pelos consumidores durante esta Black Friday. A listagem reúne 449 páginas que foram alvo de reclamações, foram notificadas, porém não deram retorno satisfatório ao órgão.

A lista completa inclui o endereço eletrônico, a empresa responsável e o CNPJ do site que deve ser evitado. Páginas de compras coletivas, produtos eletrônicos, viagens, entre outras estão listadas.

Confira a lista neste link.

Dicas da Kaspersky Lab para realizar compras seguras online:

1 - Pesquise o produto: Antes de comprar, faça uma investigação e tenha certeza que você está realizando a compra de um produto de qualidade. Compre de marcas confiáveis em lojas que podem garantir a qualidade de seus produtos e ofereçam uma garantia em caso de problema. Desconfie de lojas novas e sem reputação, especialmente se elas oferecerem preços muito baixos.

2 - Use um cartão de crédito: Quando você estiver pronto para fazer sua compra, prefira utilizar um cartão de crédito em vez de um cartão de débito. Se você acabar comprando um produto fraudulento, terá mais chances de obter o seu dinheiro de volta.

3 - Ignore links: Nesta época do ano, e-mails de spam e anúncios de sites, mesmo em redes sociais, oferecem promoções incríveis, porém, você tem que usar seu bom senso para distinguir entre bons negócios e aqueles que são suspeitos.

4 - Use conexão segura: Nunca use conexões Wi-Fi públicas quando realizar uma compra online. O mais recomendado é realizar suas compras utilizando sua própria rede, com segurança, para evitar ataques de criminosos virtuais. Também deve-se evitar computadores públicos quando seja necessário introduzir dados pessoais para realizar algum tipo de transação. Verifique se a página de pagamento possui conexão cifrada (SSL), exibindo o endereço como HTTPS. Na dúvida, não compre.

5 - Proteja seus dados financeiros: Quando chega a hora de fazer uma compra, certifique-se que os seus dados financeiros estejam seguros. Para evitar a exposição dos seus dados de cartão de crédito em lojas on-line, você pode considerar o uso de serviços intermediários como o PayPal para protegê-los. 

COMENTÁRIOS dos leitores