Boletos de compras feitas online podem conter dados falsos

Especialista da SafetyPay reúne dez dicas para que o consumidor não pague um boleto adulterado

por Nathália Guimarães seg, 22/12/2014 - 17:19
Reprodução Consumidor não deve fornecer dados do cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados Reprodução

Atualmente, com o avanço das compras online e a alta deste mercado, quem faz compras no e-commerce sempre está sujeito a cair nas armadilhas de estelionatários. Durante o período de compras para presentes na época de Natal, naturalmente, esse perigo aumenta. Inclusive, há pouco mais de dois meses, a empresa de segurança eletrônica RSA identificou uma fraude na internet, que girou em torno de R$ 8,5 bilhões.

Chamada “Gangue do Boleto”, o grupo infectou cerca 192 mil computadores com vírus que, uma vez instalado no computador, alterava o número do boleto original para um dos falsos distribuídos pela gangue. Ao pagar o documento adulterado, o consumidor acaba fazendo o depósito para o bandido e não para a loja.

Para evitar essa e alguns outros tipos de fraude, Luiz Antonio Sacco, diretor geral da SafetyPay, plataforma de pagamento digital, explica dez métodos devem ser colocados em prática para que o consumidor não caia nesse tipo de armadilha.

Confira as dicas:

1 - Atente-se à patente do site em relação à segurança, verifique se a página apresenta os principais certificados que garantem credibilidade;

2 - Procure checar a reputação dos sites, principalmente quando estiver diante de preços que estão muito abaixo dos praticados no mercado. Hoje existem empresas que consolidam informações e experiências de compras de outros clientes;

3 - Dê preferências a transações de pagamentos que são realizados na sua instituição bancária (internet banking);

4 - Seja extremamente cuidadoso com links desconhecidos recebidos em e-mails. Evite abri-los, pois em geral contém vírus que podem capturar seus dados;

5 - Busque informações sobre a empresa responsável pela etapa final de pagamento e o número de checagens que comprovem a credibilidade para compra;

6 - Compre apenas em lojas online que possuem em sua página o contato do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). De preferência faça o contato com a empresa;

7 - Estabeleça uma rotina para checagem dos extratos da conta bancária e do cartão de crédito para averiguar se não há lançamentos suspeitos;

8 - Nunca forneça os dados do cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados;

9 - Realize checagens frequentes no computador, utilizando e atualizando os programas de antivírus;

10 - Jamais realize compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou de redes Wi-Fi públicas.

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