Porto Digital terá unidades em Caruaru e Petrolina

Os dois complexos tecnológicos darão suporte à inovação, empreendedorismo, ciência e tecnologia

por qua, 24/12/2014 - 14:15

O primeiro passo para a interiorização do Porto Digital, com o lançamento de duas unidades do Armazém da Criatividade, tem data e local para acontecer. A primeira unidade será lançada no próximo dia 26, às 16h, no Polo Comercial, em Caruaru, Agreste pernambucano. E no dia 29, no mesmo horário, vai ser a vez do Centro de Convenções, em Petrolina, no Sertão do São Francisco, receber a unidade avançada do Porto Digital.

Os dois complexos tecnológicos darão suporte à inovação, empreendedorismo, ciência e tecnologia, e em estreita articulação com setores produtivos e com as políticas públicas das duas regiões. O objetivo dessa interiorização do Porto Digital é reforçar a capacidade tecnológica de ambas as localidades, induzindo novas dinâmicas econômicas baseadas na criatividade, no conhecimento e na inovação. O público alvo são jovens com potencial empreendedor, egressos das universidades e escolas técnicas, e empreendedores inovadores.

O lançamento das duas unidades do “Armazém da Criatividade” faz parte da política de interiorização da economia do conhecimento. De modo articulado, ambos os complexos tecnológicos integrarão seis eixos: Empreendedorismo, Experimentação, Exibição, Educação, Coworking e Crédito. Tais funções serão incorporadas de acordo com o perfil econômico local e alinhadas às características culturais de cada cidade e municípios vizinhos.

No caso de Caruaru, por exemplo, o foco do empreendimento se dará em torno dos setores de moda e confecções. Já em Petrolina, os Armazéns da Criatividade vão centrar suas atividades nas áreas de música e games. As atividades terão como base a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a Economia Criativa, segmentos de atuação do Porto Digital. "Ofereceremos a experiência do Porto Digital aos jovens do interior com formação técnica ou superior, que poderão empreender, inspirados num modelo de desenvolvimento econômico local voltado para o conhecimento, criatividade e inovação”, destaca o governador de Pernambuco, João Lyra Neto. 

Caruaru – A unidade do Armazém da Criatividade no Agreste ficará instalada no Polo Comercial, na BR 104, km 62, Nova Caruaru. O espaço possui laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos. Em relação às Tecnologias da Informação, o foco se dará nas áreas de animação e games, moda e gráfica. Já as atividades relacionadas à Economia Criativa, acontecerão nos segmentos de design gráfico, design de moda e editorial de moda. O diferencial são os laboratórios e equipamentos de alta performance, distribuídos em três núcleos funcionais com predomínio de recursos de suporte à moda: Criação, com laboratórios de design gráfico, de produto e de moda, além de modelagem 3D, desenvolvimento de games e animação; Prototipação, com laboratórios de digitalização e impressão 3D, produção gráfica e produção de vestuário; e Editorial de Moda, que contará com estúdios de fotografia e vídeo, mixagem e pós-produção audiovisual.

Petrolina - O Armazém da Criatividade de Petrolina funcionará no prédio do Centro de Convenções (Avenida Presidente Tancredo Neves, s/n, Centro). Assim como em Caruaru, a unidade do Sertão do São Francisco vai operar com diferenciais próprios. São plataformas complexas de estúdios e laboratórios, também distribuídos em três núcleos funcionais com predomínio da economia criativa: Criação e Prototipação, com laboratórios de design gráfico, web e de produtos, além de modelagem e impressão 3D, desenvolvimento de games e animação; Audiovisual e Música, que vai contar com estúdios de gravação de música, fotografia e vídeo, mixagem e pós-produção audiovisual; e Exibição, com arena multifuncional em formato stadium para teste e competição de games, exibição de filmes e auditório.

Fotos: Caruaru (PoloComercialOficial) e Petrolina (Wikimedia Commons)

COMENTÁRIOS dos leitores