App auxilia deficientes visuais com a ajuda de voluntários

Objetivo é fornecer ajuda gratuita para que deficientes visuais realizem tarefas cotidianas de maneira simples

por Nathália Guimarães ter, 03/02/2015 - 14:22
Thelle Kristensen Voluntário e deficiente visual se comunicam através de videoconferência Thelle Kristensen

Para um deficiente visual, pedir ajuda para atravessar uma rua ou orientação para entender o que está escrito em uma placa nem sempre é uma tarefa fácil. O aplicativo Be My Eyes, criado pelo dinamarquês Hans Jørgen Wiberg, no entanto, quer solucionar este problema. Com a plataforma instalada em seu smartphone, uma pessoa cega pode solicitar ajuda de um voluntário para obter informações que vão auxiliá-la em seu cotidiano.

O funcionamento do aplicativo é simples. Basta que o deficiente visual acesse a ferramenta e se identifique como uma pessoa cega. A partir daí, o software vai buscar um voluntário para que uma videoconferência seja iniciada.

Quando o ajudante atender a chamada, o deficiente visual deverá posicionar o celular perto dos olhos para transmitir, em tempo real, o trajeto que está percorrendo. Desta forma, o voluntário pode narrar à pessoa com limitações visuais o que está acontecendo adiante.

O uso do smartphone por deficientes visuais só é possível graças recurso de acessibilidade VoiceOver, presente nos iPhones. Com a ferramenta habilitada, os usuários ouvem uma descrição de tudo o que está acontecendo na tela.

“Minha esperança é de que, ajudando uns aos outros como uma comunidade online, Be My Eyes possa fazer uma grande diferença na vida cotidiana das pessoas cegas em todo o mundo”, explica o criador do projeto, que também possui deficiência visual. 

Até o momento, mais de 113 mil pessoas já se inscreveram para ajudar e há nove mil deficientes visuais registrados. O Be My Eyes está disponível na App Store e é compatível com iPhone 4s ou superior. A versão para Android já está em desenvolvimento, mas não possui data de lançamento prevista.

COMENTÁRIOS dos leitores