Aplicativos de Pernambuco são premiados pela ONU

Competição global entre mais de 160 países elegeu o Livox e Colab.re entre os melhores do mundo

por Nathália Guimarães qui, 05/02/2015 - 10:46
Divulgação/World Summit Award Equipes do Livox e do Colab.re comemoram o prêmio Divulgação/World Summit Award

Dois aplicativos criados por empresas de Pernambuco foram premiados na competição World Summit Award Mobile, concurso global entre mais de 160 países que elege as melhores ferramentas que podem ser utilizadas para “fazer a diferença no mundo”. A cerimônia de entrega aconteceu na última terça-feira (3), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Desenvolvido pelo analista de sistemas e pai Carlos Pereira, o Livox, da empresa Agora Eu Consigo, conquistou o primeiro lugar na categoria “Melhor Aplicativo de Inclusão Social do Mundo”.

Leia mais:

Livox: app traz liberdade e voz para quem não pode falar

O aplicativo tomou forma para ajudar sua filha Clara, de 6 anos, que nasceu com paralisia cerebral, a se comunicar. Com download gratuito, a ferramenta possui mais de duas mil figuras relacionadas a emoções, atividades e opções de respostas às perguntas do dia a dia. Novas imagens também podem ser cadastradas para personalizar o Livox de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.

Já o Colab.re ficou entre os cinco primeiros colocados no prêmio de “Melhor Plataforma de Governo e Participação do Mundo”. A criação de Gustavo Maia e equipe incentiva a colaboração online entre cidadãos e administradores públicos, buscando melhorar a vida nas cidades. A rede social permite que os usuários falem de problemas e façam propostas para os governantes.

Tanto a Agora Eu Consigo, quanto a Colab são empresas embarcadas no Porto Digital. O presidente do parque tecnológico, Francisco Saboya, comenta o sucesso dos projetos pernambucanos.

“O parque tecnológico tem em sua base o incentivo a empresas que possam transformar o contexto socioeconômico e educacional no Brasil e no mundo. Esperamos que esse prêmio inspire outras startups a criarem mais aplicativos que transformem realidades”. 

COMENTÁRIOS dos leitores