Saiba como não se tornar vítima de golpes no e-commerce

Uma tentativa de fraude a cada 14,6 segundos acontece no país, e o comércio online é um dos grandes contribuintes para isso

por Juliana Marques qua, 13/05/2015 - 09:00

Cada vez mais pessoas aderem ao hábito de fazer compras sem sair de casa. A compra por internet é prática, cômoda, além de sempre estar atualizado de ofertas tentadoras. Parece que os sites sabem exatamente o que precisamos. Aliás, não parece, eles sabem mesmo. Ferramentas possibilitam que as empresas descubram o que o consumidor quer a partir de pesquisas feitas por ele. Tudo isso influencia para que o e-commerce venha crescendo a cada ano. O único problema é que, junto ao desenvolvimento deste tipo de comércio, vem também o crescente aumento dos números de tentativas de fraudes. 

O mês de março de 2015 registrou 183.111 tentativas de golpe conhecida como roubo de identidade, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. Este é o maior número desde que o indicador foi criado, em 2010, e representa uma tentativa de fraude a cada 14,6 segundos no país. A própria Serasa estima que uma boa parte desta quantia se deve à compras online. De acordo com a companhia, o cadastramento em sites não confiáveis e promoções falsas são a porta de entrada para o fraudador conseguir os dados de suas próximas vítimas. 

Outro dado, apresentado pelo TechinBrazil, aponta que o Brasil perdeu cerca de R$ 1,5 bilhão por golpes online em cartões de crédito só em 2013, colocando o país na posição de um dos campeões nas estatísticas de golpes neste segmento. Assustado? Talvez fique ainda mais ao saber que mais de 33% dos usuários de cartão de crédito brasileiros já sofreram fraude, segundo estatísticas do mesmo site.  

Para ajudar os consumidores a não caírem neste tipo de armadilha, a plataforma on-line de avaliações em mercados emergentes,  TrustedCompany, elaborou um infográfico com seis dicas para ajudar os consumidores a tomarem decisões de compra on-line mais inteligentes, bem como orientar as empresas na construção e manutenção de uma reputação online positiva.

A plataforma deu ainda outros conselhos:

- Nunca responda e-mails cujo remetente você não conhece ou confia. Apague-os;

- Nunca informe seu código PIN a ninguém, pois este é o seu número de identificação pessoal;

- Nunca confie em ofertas que sejam boas demais pra ser verdade;

- Use senhas fortes;

- Se o site utiliza o padrão “https”, seus dados estão seguros;

- Portais de pagamento seguro, como o PayPal, por exemplo, também ajudam a evitar fraudes.

Saiba o que fazer para não ser vítima de fraudes

Alerta - Outro fator que colabora para o alto índice de fraude por roubo de identidade, segundo a Serasa Experian, são solicitações de adesão à campanhas teoricamente sérias ou com apelo forte nas redes sociais. 

COMENTÁRIOS dos leitores