História de pernambucano será mostrada na Google I/O
Vídeo mostrará evolução do jovem com paralisia cerebral e motivação do desenvolvedor do Livox
Dois pernambucanos são os personagens de um vídeo que será exibido na tarde desta quinta-feira (28), em San Francisco, na Califórnia, durante a conferência anual Google I/O. Isto porque Jhonatan Lins, 17 anos, possui paralisia cerebral e hoje consegue se comunicar graças ao aplicativo Livox. O desenvolvido deste aplicativo, Carlos Pereira, também está presente no material e explica a motivação para qual criou o software.
Após ter sido elaborado pelo seu pai para que a pequena Clara Costa Pereira, 7 anos pudesse se comunicar, a Escola Municipal do Engenho do Meio passou a utilizar o sistema de forma piloto, o que contemplou Jhonatan, estudante do 5º ano do colégio. Segundo seus familiares, ele está conseguindo se comunicar melhor, tanto na escola quanto em casa, depois que começou a usar, há um ano a ferramenta instalada no tablet concedido pela Prefeitura do Recife. As pessoas fazem a pergunta e Jhonatan responde com o aplicativo, que exibe figuras e algumas palavras básicas. Ele também está aprendendo a escrever. "Hoje ele consegue se expressar e dizer o que quer para mais pessoas. Com isso, o círculo de amizade dele aumentou. Jhonatan leva o Livox para todo lugar que vai", contou Ginny Giuliana, mãe do jovem.
Vista a evolução das duas crianças usuárias do Livox, a Secretaria de Educação do Recife adquiriu cinco mil licenças do aplicativo para usar com alunos da Educação Especial e da Educação Infantil em 2016. De acordo com Francisco Luiz dos Santos, secretário-executivo de Tecnologia na Educação da Secretaria de Educação do Recife, foi percebido que a ferramenta também pode auxiliar a alfabetização de todos os estudantes, inclusive os que não possuem deficiência, pois a didática e figuras exibidas no sistema é semelhante aos recursos utilizados pelos professores em salas de aula.
Jhonatan conheceu Carlos na unidade de ensino, no dia 12 de maio durante a filmagem do vídeo. Através do Livox o estudante, que não fala, mas entende o que escuta e também compreende a Língua Brasileira de Sinais (Libras), pediu um abraço e agradeceu ao desenvolvedor, além de explicar que estava
Livox - é um aplicativo para tablet, disponível para sistema operacional Android. Permite que pessoas com dificuldades cognitivas, motoras e visuais possam se comunicar através da exibição de palavras e imagens que reproduzem áudios quando são selecionadas ou digitadas. Por usar algoritmos inteligentes, o Livox se adapta à deficiência do usuário e é capaz de corrigir os toques imprecisos das pessoas com deficiência. Nele, é possível expressar o que desejam, precisam e o que sentem.
O sistema também foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).