Cyber Monday no Brasil movimenta R$ 196 milhões

Promoção é realizada anualmente na segunda-feira após a Black Friday

por Nathália Guimarães ter, 01/12/2015 - 14:45
Reprodução Data foi criada em 2005 para impulsionar as vendas de final de ano no varejo Reprodução

Realizada na última segunda-feira (30), a Cyber Monday, promoção que reúne descontos na internet com foco em eletroeletrônicos, movimentou R$ 196 milhões. Os dados são da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais. Ainda de acordo com o levantamento, foram realizados aproximadamente 519 mil pedidos. O valor médio das compras realizadas durante o evento foi de R$ 378.

Para o diretor geral da Cyber Monday Brasil, Juliano Motta, os dados são positivos. “Apesar da Cyber Monday não ter tanta tradição no Brasil como a Black Friday, pudemos observar pela primeira vez um esforço maior dos varejistas para trazer uma boa experiência de compra”, analisa.

A data foi criada em 2005, nos Estados Unidos (EUA), para impulsionar as vendas de final de ano no varejo. A Cyber Monday ocorre anualmente na primeira segunda-feira após a Black Friday. Segundo dados da consultoria comScore, em 2014, o evento ultrapassou a marca de US$ 2 bilhões em faturamento somente nos EUA, enquanto a Black Friday no país foi responsável por R$ 1,5 bilhão em vendas.

Apesar de o faturamento no Brasil ser bem distante do acumulado nos EUA, a previsão é que a Cyber Monday atinja o patamar da Black Friday por aqui nos próximos anos.  “A Cyber Monday ainda não é vista como uma grande data. Porém, a tendência é que esse cenário mude e nos próximos três anos a Cyber Monday atinja o patamar da Black Friday, assim como nos Estados Unidos”, prevê o gerente de inteligência estatística da ClearSale, Omar Jarouche.

COMENTÁRIOS dos leitores