Adidas imprime tênis em 3D com lixo encontrado no mar

Projeto pretende aumentar a sensibilização do público e inspirar novas colaborações

por Nathália Guimarães sex, 11/12/2015 - 20:35 Atualizado em: sab, 12/12/2015 - 14:30
Divulgação/Adidas Poliéster, redes de pesca e outros plásticos foram utilizados na fabricação do tênis Divulgação/Adidas

A Adidas anunciou uma parceria com a Parley for the Oceans, movimento que visa eliminar os resíduos de plástico dos mares, para criar um novo conceito de tênis impresso em 3D. O sapato foi fabricado com lixo encontrado em oceanos, como redes de pesca e objetos reciclados. A marca alemã diz que o calçado representa a possibilidade de estabelecer novos padrões na indústria.

A novidade foi anunciada durante um dos painéis da COP21, Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a Adidas, foram usados poliéster, redes de pesca e outros plásticos encontrados poluindo o oceano. "Nosso objetivo é aumentar a sensibilização do público e inspirar novas colaborações que podem contribuir para proteger e preservar os oceanos”, disse o fundador da Parley for the Oceans, Cyrill Gutsch.

O protótipo é baseado no modelo chamado Futurecraft 3D, apresentado neste ano, que também é um produto que pode ser impresso em 3D. Não há previsão sobre quando estes tênis chegarão ao consumidor, mas a Adidas e a Parley dizem que este é o objetivo final do projeto. 

COMENTÁRIOS dos leitores