Aplicativo AngryTaxis denuncia mau atendimento de taxistas

App criado por pernambucanos quer melhorar a qualidade do serviço com base na fiscalização dos clientes

por Nathália Guimarães sex, 20/05/2016 - 10:37
Divulgação/Cômodo Coletivo Plataforma serve tanto para a denúncia quanto para o elogio de motoristas Divulgação/Cômodo Coletivo

Desde que começou a operar nos Estados Unidos, em 2009, o Uber vem causando polêmica. A disparidade de valores entre o serviço prestado pelo Uber e pelos táxis provoca uma eterna guerra entre os profissionais e, até mesmo, clientes. Para apaziguar este cenário de guerra, pernambucanos do Cômodo Coletivo criaram o aplicativo AngryTaxis – ferramenta disponível na plataforma web e para dispositivos Android que serve para registrar denúncias contra a conduta inadequada de motoristas. A proposta é simples – melhorar a qualidade do serviço com base na fiscalização dos clientes.

A ideia do Cômodo Coletivo - formado por Pedro Borges, Tulio Felipe, Julio Melo e Victor Luna - surgiu junto com a chegada do Uber ao Recife. Não demorou muito para que começassem a surgir casos de agressão entre taxistas e motoristas do transporte individual de passageiros via aplicativo.

"Não estamos levantando a bandeira nem do Uber nem dos taxistas. Estamos do lado do passageiro. O produto leva o nome de AngryTaxis, mas as denúncias de qualquer maltrato em relação a transporte podem ser feitas na plataforma", explica Pedro Borges, um dos criadores do aplicativo.

A plataforma serve tanto para a denúncia quanto para o elogio de motoristas. Para isso, é necessário fornecer informações como placa do veículo, a data e a hora em que a má prestação do serviço ocorreu, além do CPF e nome do passageiro.

Segundo os criadores do aplicativo, o cadastro é feito de forma segura e os dados não são expostos – uma forma de proteger a privacidade do usuário. Os relatórios das denúncias são enviados aos órgãos de fiscalização competentes, como o sindicato dos taxistas e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Os números não mentem. A demanda pelo aplicativo era eminente. Só no primeiro dia de funcionamento, o AngryTaxis registrou mais de 3 mil acessos. A intenção é disponibilizar a ferramenta também para dispositivos iOS na próxima semana.

O AngryTaxis está disponível neste site e pode ser baixado também para dispositivos Android na Google Play.

COMENTÁRIOS dos leitores