Internet Wi-Fi gratuita do Recife chega a 19 novos pontos

Compaz do Alto Santa Teresinha e a Biblioteca de Casa Amarela são alguns dos novos lugares contemplados

por Nathália Guimarães ter, 31/05/2016 - 17:35
Divulgação/PCR/Marcos Pastich Expectativa é que mais quatro mil pessoas usufruam do serviço diariamente Divulgação/PCR/Marcos Pastich

O projeto Conecta Recife, que leva internet Wi-Fi gratuita aos bairros da cidade, acaba de ganhar mais 19 pontos de acesso, somando 93 no total. Entre os novos locais agraciados pelo serviço está o Centro Comunitário da Paz (Compaz), no Alto Santa Teresinha, e a Biblioteca de Casa Amarela, na Zona Norte. Outra novidade é que a partir deste mês não será mais necessário realizar um cadastro para começar a navegar. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (31) pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) – o braço da prefeitura por trás da iniciativa.

Além do Compaz e da Biblioteca de Casa Amarela, o Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte, e a Upinha da Guabiraba, na Zona Oeste, também passam a contar com internet Wi-Fi gratuita. Segundo a Emprel, o serviço também foi ampliado em locais já operantes, como no Parque da Jaqueira, que recebeu mais dois pontos para conexão, além dos cinco já instalados.

A expectativa da Emprel é que mais quatro mil pessoas usufruam do serviço diariamente. Por mês, este número deve saltar para 300 mil, ante os 200 mil registrados atualmente. Outro plano da empresa é ampliar a conexão gratuita para outras 20 unidades de saúde, além da Upinha da Guabiraba, até o fim de 2016. A Biblioteca de Afogados e o Jardim Botânico também deverão receber o sinal até o fim de junho.

Além disso, as antenas que distribuem o sinal estão sendo trocadas para aumentar a qualidade e o alcance do serviço. Com isso, a velocidade de navegação deverá saltar de 64 Kbp/s para 1 Mbp/s. Pontos do Recife Antigo e da Avenida Boa Viagem já contam com a nova infraestrutura. A previsão é que até o fim do semestre todos os locais de acesso estejam funcionando com equipamento novo.

A nova fase do projeto - que conta com investimento de R$ 60 mil - também não exige dos usuários um cadastro prévio para que a internet seja liberada. Para se conectar, basta procurar a rede "Conecta Recife" próximo a um ponto de acesso e esperar a página de boas-vindas aparecer na tela do dispositivo. Cada pessoa conta com duas horas de navegação contínua. Não existe um limite diário, basta se reconectar em seguida.

"Percebemos que o cadastro era um entrave para que os usuários entrassem na rede. Consultamos outras cidades e constatamos que estes locais praticavam o acesso sem a necessidade de cadastro prévio e lançamos o acesso desta forma também no Recife", explica o presidente da Emprel, Eugênio Antunes. "Nosso foco é expandir para as pessoas que mais precisam e em locais que tenham infraestrutura já instalada do município", complementa. 

Quem tiver problemas no acesso, sugestões ou reclamações, pode entrar em contato com as equipes de plantão através do telefone 156. Os locais atendidos pelo projeto podem ser consultados neste site.

COMENTÁRIOS dos leitores