Estudo liga games online ao bom desempenho escolar

Crianças que costumam jogar online apresentaram melhores notas em matemática, leitura e ciência

por Nathália Guimarães qua, 10/08/2016 - 11:47
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Outros estudos sobre os efeitos dos games sobre o desempenho acadêmico têm mostrado resultados semelhantes Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

As crianças que jogam games online tendem a apresentar um melhor desempenho escolar, de acordo com uma análise de dados de mais de 12 mil estudantes do ensino médio publicada pelo economista Alberto Posso na revista International Journal of Communication. Jovens que têm esta atividade na rotina diária marcaram 15 pontos acima da média em matemática e leitura, e 17 pontos a mais em ciência.

Apesar dos bons resultados, a metodologia do estudo não consegue provar que jogos online foram causa da melhoria. A pesquisa analisou a correlação entre a pontuação acadêmica e interesses pessoais das crianças e atividades fora da escola, incluindo o uso da internet.

"Quando você joga jogos online, está resolvendo quebra-cabeças para passar para o próximo nível. Isso envolve o uso de alguns conhecimentos gerais e habilidades em matemática, leitura e ciência", avaliou o autor da pesquisa.

A associação entre os jogos e o sucesso acadêmico ainda não está clara. É possível que crianças que apresentam um bom desempenho em matemática, ciência e leitura sejam mais propensas a jogos online. Elas também podem ser mais eficientes em seus trabalhos como alunos e conseguem tempo livre para esta atividade.

A pesquisa também analisou a correlação entre o uso de redes sociais e as pontuações obtidas nos testes. Foi concluído que os usuários de sites como o Facebook e Twitter são mais propensos a ter um desempenho escolar 4% menor, em média. Entre os 12 mil estudantes entrevistados, 78% deles disseram utilizar estes serviços todos os dias.

Outros estudos sobre os efeitos dos games sobre o desempenho acadêmico têm mostrado resultados semelhantes, mostrando que não há um impacto negativo em tarefas complexas, raciocínio e destreza. Uma pesquisa divulgada em fevereiro pela Universidade da Columbia (EUA) mostrou que o uso de jogos por crianças de 6 a 11 anos está associado com melhoria intelectual e competência.

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