Navegação segura na internet é maior desafio dos usuários

Navegar sem riscos na rede ficou cada vez mais difícil, mas ainda é possível, segundo especialista

ter, 29/11/2016 - 11:28
Arquivo/LeiaJáImagens Professor Rômulo Pinheiro (ao centro) alerta sobre os perigos da rede Arquivo/LeiaJáImagens

Atualmente, a maior preocupação dos usuários da internet é a segurança de dados e arquivos que são compartilhados e armazenados na rede.  Navegar com privacidade na web tem sido cada vez mais difícil. Então, como é possível garantir a segurança de dados dos usuários dentro da Internet?

Para o coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade da Amazônia (Unama), professor Rômulo Pinheiro, acessar sites de empresas conhecidas é uma boa maneira de ter seus dados preservados. “O primeiro passo é sempre utilizar sites seguros e confiáveis; navegar em sites conhecidos, de empresas famosas, como Google e Facebook; e sempre colocar senhas seguras em e-mail e em celular”, contou.

Segundo Rômulo Pinheiro, acessar sites desconhecidos ou de segurança duvidosa pode resultar em diversos problemas para os usuários, como, por exemplo, ter os dados roubados. “Os riscos são enormes. A gente pode ter os dados roubados ao trafegar por estes sites não seguros. Até por uma compra, ou por um site não conhecido e receber um produto errado. Tivemos um caso recente de uma moça que comprou um Iphone e recebeu um tijolo em casa”, revelou o professor.

O coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade da Amazônia também atenta para o cuidado ao baixar programas e aplicativos. “Qualquer aplicativo, de celular inclusive, pode conter vírus. As pessoas precisam ter muito cuidado ao baixar um aplicativo para celular, de uma empresa não confiável ou desconhecida, porque ele pode conter código malicioso e roubar todos os seus dados.”

O selo de segurança na internet é uma das formas do usuários saber se o site é confiável ou não. Uma das empresas mais conhecidas e prestigiadas no país em selo de segurança na internet é a Certisign – Certificadora Digital, que realiza a autenticação e criptografia das informações de sites de compra da web. O professor Rômulo Pinheiro explica que esse selo aparece principalmente em sites de compras. “Geralmente os sites, principalmente os de compra, têm um selo de segurança, que é dado por uma empresa de segurança da Internet, especializado nisso.”

Rômulo também atentou para o acesso das crianças à internet. Ele explicou que existem diversas maneiras dos pais controlar e limitar o acesso dos filhos. “Os pais devem sempre estar monitorando o acesso das crianças. A maioria dos computadores já vem com 'Controle de Pais', basta configurar. É possível monitorar pelo histórico do navegador todo o site que a criança acessa. Pelo celular, é possível colocar senhas em aplicativos diferentes, evitando que a criança acesse programas que os pais considerem impróprios”, explicou.

O "Controle dos Pais" é um programa que realiza a filtragem de conteúdo da web e o registro de atividades na rede. Sua principal função é impedir que crianças naveguem em sites que tenham material impróprio ou de conteúdo adulto. 

Por Gabriel Rodrigues.

 

COMENTÁRIOS dos leitores