Capa para smartphones é capaz de diagnosticar câncer

Acessório é capaz de identificar tumores ou mutações genéticas no DNA humano

por Nathália Guimarães sab, 21/01/2017 - 09:22
Divulgação/UCLA Dispositivo, que foi construído usando uma impressora 3D, transforma um smartphone padrão em um microscópio de alta potência Divulgação/UCLA

A capinha que você utiliza no smartphone pode proteger seu aparelho de arranhões e quedas, mas um acessório similar desenvolvido por uma equipe de pesquisadores médicos da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA) quer ajudar também na batalha mundial contra o câncer.

O dispositivo, construído usando uma impressora 3D, transforma um smartphone padrão em um microscópio de alta potência que permite a análise e imagem de sequências de DNA. Grande parte do trabalho é feito pelo próprio telefone, e tudo o que um técnico médico precisa fazer é adicionar uma amostra de tecido em um compartimento da capinha.

O telefone analisa várias imagens da amostra resultante e, em seguida, executa essa informação através de um algoritmo projetado para identificar tumores ou mutações genéticas no DNA humano.

Os especialistas dizem que dispositivo poderia ser fabricado por aproximadamente US$ 500 se fosse capaz de ser construído em grandes quantidades, enquanto isso o custo de um microscópio com capacidades semelhantes custa a partir de US$ 10 mil. A equipe espera que seu trabalho possa ajudar a fornecer assistência médica avançada aos pacientes em regiões sem tecnologia de ponta.

LeiaJá também

--> Médicos criam Tinder da doação de órgãos

--> Pulseira tecnológica avisa se você bebeu além da conta

COMENTÁRIOS dos leitores