E-mail falso sobre FGTS rouba dados bancários dos usuários

Golpe já infectou internautas de todas as regiões do Brasil

por Nathália Guimarães sex, 03/02/2017 - 16:00
Reprodução E-mail promete fornecer ao usuário informações sobre o calendário de saques do benefício Reprodução

Um novo golpe descoberto pela fabricante de antivírus Eset está distribuindo um e-mail falso, supostamente sobre saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que tenta contaminar internautas brasileiros com um vírus que rouba senhas bancárias. A mensagem chega com um anexo chamado "CronogramaFGTS". Se aberto, o arquivo redireciona o usuário para o download do vírus.

A mensagem promete fornecer ao usuário informações sobre o calendário de saques do benefício e também onde o dinheiro pode ser retirado. Esses dados, porém, devem ser acessados por meio de um documento anexado no e-mail. É aí que mora o perigo.

Ao realizar o download e executar o anexo, o usuário instala em sua máquina um código malicioso que rouba dados de nove instituições bancárias brasileiras, segundo a Eset. O vírus é capaz de burlar o sistema de segurança do computador para enviar senhas e outras informações da vítima aos cibercriminosos.

"Os cibercriminosos aproveitam temas de grande interesse do público para aplicar golpes que atuam de maneira massiva, uma vez que os usuários, na ânsia de obter informações sobre o tema, não verificam o remetente, links e arquivos para downloads contidos na mensagem", explicou o presidente da Eset Brasil, Camillo Di Jorge, em comunicado.

O especialista informa ainda que os usuários devem ficar atentos aos detalhes dos e-mails. Ele reforça que é importante verificar o remetente da mensagens, principalmente se o assunto for de interesse público, e não abrir anexos de origem desconhecida.

LeiaJá também

--> Golpe promete oferecer senha do Netflix para roubar dados

COMENTÁRIOS dos leitores