Autoridade alemã pede que pais destruam boneca conectada

Entidade de controle de telecomunicações do país diz que brinquedo pode ser acessado por hackers

por Nathália Guimarães sab, 18/02/2017 - 10:55
LEON NEAL/AFP Boneca My Friend Cayla pode responder a perguntas por meio da internet LEON NEAL/AFP

As autoridades alemãs proibiram o uso de uma boneca infantil capaz de ouvir as conversas das crianças e respondê-las em tempo real, rotulando o brinquedo como um dispositivo de vigilância oculto. O aviso foi dado pelo órgão de controle de telecomunicações do país nesta sexta-feira (17).

De acordo com a agência regulatória, a boneca My Friend Cayla, vendida por cerca de US$ 75 na varejista Amazon (cerca de R$ 232), pode responder a perguntas por meio da internet, criando um risco de segurança e permitindo que dados pessoais sejam revelados. O órgão recomendou que os pais que compraram o brinquedo o destruam.

Todos os brinquedos capazes de transmitir sinais e gravar imagens ou sons sem permissão prévia de seus usuários estão proibidos pela legislação alemã. A agência acrescentou tais produtos podem transmitir tudo o que uma criança diz sem o conhecimento de seus pais.

O pesquisador Stefan Hessel, que examinou o brinquedo e alertou a agência, disse que os hackers podem usar um dispositivo não seguro de Bluetooth incorporado no brinquedo para ouvir e interceptar as conversas entre uma criança e a boneca.

"Num teste, consegui hackear o brinquedo mesmo através de várias paredes, por falta de recursos de segurança", disse Hessel ao site alemão Netzpolitik.org. A empresa que produz a boneca, a Genesis Toys, ainda não comentou o alerta das autoridades alemãs.

LeiaJá também

--> Yahoo alerta usuários sobre mais um ataque hacker

COMENTÁRIOS dos leitores