Estudantes e profissionais discutem segurança e tecnologia

Roadsec teve palestras, campeonatos, oficinas e movimentou a Universidade da Amazônia (Unama) no último final de semana

seg, 27/03/2017 - 18:47

No último sábado (25), foi realizado na Universidade da Amazônia (Unama), campus Alcindo Cacela, o Roadsec, evento voltado para hackers, estudantes e profissionais de segurança da informação. O evento chegou pela primeira vez à capital paraense e reuniu profissionais e estudantes da área. “O grande diferencial foi o público. Teve um público muito maior do que a gente esperava em várias das nossas edições”, relatou Marina Ciavatta, organizadora do evento.

A convenção foi dividida em quatro eixos: Roadhack: oficinas que vão de drone a lock picking; Cryptorace: competição ao longo do ano, valendo viagem para o encerramento em São Paulo; Hackaflag: competição no estilo Capture The Flag; Speakers: com a presença de uma série de palestrantes de todo o Brasil.

Carreira em segurança da informação, criptografia, HTTP 2.0. e privacidade na comunicação digital foram alguns dos temas debatidos nas palestras. Os participantes puderam conferir também quatro oficinas, entre elas a de Lock Picking, técnica de destrancar fechaduras e cadeados sem chave, e a oficina de Lego Mindstorms, com montagem de robôs feitos de Lego que podem ser controlados remotamente através de um aplicativo.

Allan Douglas, professor do curso de Ciência da Computação, falou sobre a importância de criar obstáculos de segurança, essenciais para proteção do usuário. “A segurança da informação está diretamente relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização”, disse o professor, que também recebeu o prêmio da organização do evento em nome da Universidade da Amazônia.

Outros destaques do laboratório RoadHack são as oficinas de Impressão 3D e de drones. Na primeira, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a impressora, além de listar os inúmeros usos desse tipo de impressão. Já na oficina de drones, os presentes puderam aprender mais sobre as pequenas máquinas voadoras e controlá-las pelo próprio celular.

Além disso, o evento leou para Belém o campeonato Hackaflag Symantec, que simula uma invasão virtual e um ambiente é disposto aos participantes com inúmeros desafios, de vários tipos, níveis e especialidades, sendo também uma janela aberta para novos talentos para o mercado tecnológico.

Kelvem Sousa, vencedor regional do Hackflag, conta sobre a sensação de ter vencido a competição: “É a primeira vez que eu venho em um evento de segurança e aprendi bastante, algo para agregar na minha vida. Eu cheguei aqui e não imaginei ser capaz de conseguir e quando vi no final acabei ganhando”. Ele estará entre os 18 competidores que vão disputar a etapa nacional do Hackaflag, em novembro, na cidade de São Paulo.

A próxima parada do Roadsec será no dia 8 de abril, em Fortaleza. Théo Costa representou a  ITProtect, que patrocinou o evento.

Por Márcio Gomes, Leonardo Lukas e Márcio Ribeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores