Golpe no WhatsApp sobre futebol faz 2 milhões de vítimas

Golpe promete personalizar o aplicativo de mensagens com o tema de diversos times brasileiros

por Nathália Guimarães ter, 02/05/2017 - 11:25
Wikimedia Commons Fãs de 15 clubes de diferentes estados brasileiros acabaram vítimas do ataque pelo WhatsApp Wikimedia Commons

Um novo modelo de ciberataque prometendo personalizar o WhatsApp com as cores dos mais populares clubes de futebol brasileiros é a nova armadilha de hackers para enganar os usuários. De acordo com a empresa brasileira de segurança e performance mobile PSafe, o golpe já afetou mais de 2 milhões de pessoas.

Segundo estimativas da empresa, a armadilha afetou mais de 400 mil torcedores do Flamengo, 382 mil do Palmeiras e 358 mil do Corinthians. Ao todo, fãs de 15 clubes de diferentes estados brasileiros acabaram vítimas do ataque. O golpe começa quando a vítima recebe uma mensagem de algum contato ou grupo.

O texto convida o usuário a clicar no anúncio da promoção para poder personalizar o aplicativo com o tema do seu time de coração. Ao clicar no link, a vítima é direcionada para uma página na qual deve compartilhar a mensagem para oito amigos ou dez grupos via WhatsApp e também é induzido a preencher seus dados pessoais em serviços que posteriormente podem descontar valores do seus créditos.

O gerente de segurança da PSafe, Emilio Simoni, explica que o golpe utiliza duas paixões do brasileiro – o futebol e o WhatsApp – para se disseminar. "Ao explorar temas muito populares, como o esporte, e utilizar a velocidade de redes sociais, como o WhatsApp, os hackers conseguem gerar golpes de alto impacto", alerta.

COMENTÁRIOS dos leitores