Começa a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Esta é a 20ª edição do evento, que já ultrapassou, desde sua criação, 8 milhões de alunos participantes

por Caroline Nunes sex, 19/05/2017 - 16:32

Estudantes brasileiros participam hoje (19) da Olímpiada de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento acontece em 13 mil escolas do país.

No ano passado (2016), a OBA envolveu 744.107 alunos de 7.915 escolas de todos os estados brasileiros e contou com a colaboração de 64 mil professores.

A OBA é voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do país e se divide em quatro níveis. Os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto, para o ensino médio. O coordenador nacional da OBA, o físico e astrônomo João Canalle, afirmou que nesta edição serão distribuídas 40 mil medalhas.

A prova contém dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica, de múltipla escolha e dissertativas.

Os alunos do ensino médio que tirarem nota na prova acima de 7 são convidados a participar de um processo seletivo para a formação de duas equipes de cinco integrantes. As equipes irão representar o Brasil em duas competições internacionais: a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em 2018. 

Todos os participantes da 20ª OBA, tanto do ensino médio como do fundamental, concorrem a vagas para participar da 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

O resultado das provas será disponibilizado no mês de setembro (2017).

COMENTÁRIOS dos leitores