Falso cupom do McDonald's é o novo golpe no WhatsApp

Mais de 100 mil pessoas caíram na armadilha em apenas 24h

por Nathália Guimarães qui, 15/06/2017 - 10:55
Reprodução/Psafe Golpe chega por meio de mensagem no WhatsApp e promete cupom de R$ 70 Reprodução/Psafe

Uma falsa promoção prometendo um cupom no valor de R$ 70 para compras na rede de restaurantes McDonald's é a nova armadilha aplicada por hackers para enganar os usuários do WhatsApp. De acordo com a PSafe, empresa brasileira de segurança e performance mobile, o golpe já afetou mais de 100 mil pessoas em menos de 24h.

Segundo especialistas da companhia, a rápida disseminação da falsa promoção está ocorrendo porque, para validar o suposto cupom, é solicitado que o usuário compartilhe o link do anúncio com outros 10 contatos pelo aplicativo de mensagens instantâneas.

Ao seguir as orientações, o usuário é induzido a fazer o cadastro em sites maliciosos que efetuam cobranças indevidas ou a baixam apps falsos que podem infectar o smartphone da vítima, deixando o aparelho vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

Para enganar uma maior quantidade de pessoas, os cibercriminosos tiveram o cuidado de desenvolver o golpe com a mesma identidade visual de campanhas e promoções oficiais da rede de lanchonetes. Desta maneira, fica mais difícil o usuário perceber que se trata de uma falsa promessa.

Até o momento, três domínios maliciosos envolvendo o golpe foram identificados pela PSafe. Para não se tornar mais uma vítima dos hackers, é importante que os usuários consultem sempre páginas oficiais de empresas para se certificar de que se trata de uma oportunidade verídica.

"O usuário deve estar atento a qualquer tipo de promoções exageradas que chegam por mensagens, checando sempre se a promoção é real", informou o gerente de segurança da empresa, Emilio Simone, em comunicado.

LeiaJá também

--> WhatsApp deixará de funcionar em alguns celulares em breve

COMENTÁRIOS dos leitores