Robô realiza Enem chinês, mas não consegue passar no teste

Apesar de ter completado a prova em tempo recorde, inteligência artificial só obteve 70% na nota

por Nathália Guimarães dom, 18/06/2017 - 10:02
Reprodução Robô dotado de inteligência artificial realizou nesta semana o exame chinês de acesso à universidade Reprodução

Um robô dotado de inteligência artificial realizou recentemente o exame chinês de acesso à universidade, no qual participam 9,4 milhões de estudantes, e conseguiu completar a prova de matemática em tempo recorde.

O sistema, chamado AI-Maths, completou o teste 12 vezes mais rápido do que um humano normalmente levaria para terminar. Apesar do feito, seus resultados foram bem abaixo da média em comparação com os alunos.

Ele só obteve 70% na classificação final. O valor é insuficiente para conseguir uma vaga nas melhores universidades chinesas. A inteligência artificial do sistema foi desenvolvida em 2014 pela empresa de tecnologia Zhunxingyunxue.

Mesmo sendo mais rápida que os humanos, a inteligência artificial embarcada no robô ainda tem alguns problemas. O sistema teve dificuldade em entender enunciados em linguagem mais coloquial.

Mas os criadores do sistema não foram desencorajados por este primeiro resultado. Em declarações à agência de notícias estatal chinesa Xinhua, Lin Hui, o CEO da empresa, disse que espera que a máquina possa melhorar seu desempenho em raciocínio lógico no próximo ano.

LeiaJá também

--> Robô sacerdote distribui bençãos em cinco idiomas

COMENTÁRIOS dos leitores