Microsoft prepara produtoras para teclado e mouse no Xbox

Desenvolvedor disse em entrevista coletiva na E3 que os estúdios de games produzirão títulos com compatibilidade

por Wagner Silva seg, 04/09/2017 - 15:32

Mike Ybarra, funcionário do departamento de desenvolvimento de games da Microsoft, declarou em uma entrevista na E3, maior feira de games do mundo, que a compatibilidade do Xbox One com periféricos de computador, como teclado e mouse, está a caminho. De acordo com Ybarra, a empresa trabalha para que os desenvolvedores caminhem nesse sentido, para que os jogadores possam usar os dispositivos, principalmente nos jogos de tiro em primeira pessoa, conhecidos como FPS.

A compatibilidade é sugerida por fãs desses jogos há anos, porém, isso é o que mais preocupa a Microsoft: como separa os jogadores que usam joystick dos que usam teclado e mouse, visto que a segunda opção torna o jogador muito mais rápido e a jogatina mais dinâmica? Segundo o desenvolvedor, os jogos precisarão usar um artifício tecnológico que separe os dois tipos de usuários, para que o lobby seja nivelado. “A compatibilidade não será obrigatória”, afirmou Ybarra.

Para testar a funcionalidade, a Microsoft montou salas online de Gears of War 4, com jogadores misturados (jogadores usando mouse e teclado e jogadores com joystick), e de Minecraft. Mesmo com os pedidos de compatibilidade, outro problema que preocupa os desenvolvedores é o risco de que a comunidade de jogadores fique separada em dois nichos, com a necessidade de produtos que atendam necessidades separadas em uma mesma plataforma.

COMENTÁRIOS dos leitores