Golpe no WhatsApp simula liberação de 14º salário

Mensagem falsa fez mais de 320 vítimas em apenas dois dias

por Nathália Guimarães sex, 06/10/2017 - 10:11
Reprodução Mensagem falsa circula por WhatsApp Reprodução

Com a proximidade do final do ano, hackers estão se aproveitando para enganar usuários de smartphones com a falsa promessa de que o governo liberou um lote de 14º salário para os brasileiros que fazem aniversário entre os meses de janeiro a junho. De acordo com a empresa de segurança digital PSafe, mais de 320 mil pessoas foram afetadas pelo ataque em apenas dois dias. As mensagens falsas circulam pelo WhatsApp.

As vítimas recebem o texto a partir de pessoas conhecidas ou em grupos do WhatsApp. A mensagem alega que as pessoas nascidas entre os meses de janeiro e junho têm direito ao benefício. Para consultar se pode receber a quantia, o usuário precisa abrir um link.

Em seguida, ele é convidado a responder a três perguntas. Independente das respostas, a vítima é encaminhada para uma nova página, que pede que ela compartilhe o link com dez amigos via WhatsApp para poder consultar a lista. Desta forma, o golpe afeta um maior número de vítimas.

"O diferencial desse golpe é que, em meio ao passo a passo, ele solicita permissão do usuário para enviar notificações por push. Isso acontece para que o hacker consiga envolvê-lo em outros golpes no futuro, sem precisar enviar links. Nos testes realizados pelo nosso time de pesquisadores, algumas horas após o acesso ao golpe, o cibercriminoso enviou uma outra armadilha, via notificação direta para o celular das vítimas", explica o gerente de segurança da PSafe, Emilio Simoni.

O especialista da PSafe destaca que os usuários de smartphones devem consultar sempre páginas oficiais de empresas para se certificarem que se trata de uma oportunidade verídica. A PSafe também recomenda manter um software de segurança instalado no smartphone.

LeiaJá também

--> Todas as contas do Yahoo! sofreram ataque hacker em 2013

COMENTÁRIOS dos leitores