Armazém da Criatividade celebra 2 anos focando na expansão

Unidade do Porto Digital em Caruaru teve o investimento de R$ 17 milhões financiados pelo Governo do Estado e pretende alcançar mais empreendedores

por Nathália Guimarães qua, 01/11/2017 - 10:24
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Trio da startup Musicle criou plataforma que oferece shows intimistas no conforto e comodidade de casa Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Quando se fala de Caruaru que palavras te vem à mente? Tecnologia provavelmente não é uma delas. Mas isso está mudando graças ao Armazém da Criatividade, braço do Porto Digital no Agreste de Pernambuco que completa dois anos de atuação nesta semana, impulsionando negócios principalmente da indústria da moda e confecção. De 2015 para cá, o espaço coleciona números dignos de comemoração - 1,2 mil pessoas capacitadas em oficinas, 17 empreendimentos incubados e mais de mil atendimentos em seus laboratórios de ponta. O objetivo, agora, é atender ainda mais pessoas.

A estrutura moderna, com 1.800 metros quadrados, salta aos olhos de quem passa pelo tradicional polo de confecções da cidade. Mais do que apenas números, o espaço comemora principalmente histórias bem-sucedidas, como é o caso da página Caruaru no Face, que reúne as principais notícias de Caruaru e região. Seu criador conta que no Armazém da Criatividade conseguiu orientação e equipamentos para passar dos 36 mil seguidores em 2015, para os atuais 210 mil em 2017.

Armazém da Criatividade, braço do Porto Digital em Caruaru, oferece laboratórios com equipamentos de ponta Foto: Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

"Estamos com vários projetos de programas ao vivo em vídeo e até passamos a receber informações dos nossos seguidores pelo WhatsApp, tudo segmentado por bairros. A gente usa toda a estrutura do Porto Digital para editar materiais e gravar conteúdo. Além disso, também fiz incontáveis cursos. Se não fosse isso, provavelmente não teríamos conseguido prosperar tanto. É o tipo de coisa que a gente não encontra em outro lugar", conta o CEO do Caruaru no Face, João Henrique da Silva.

Já o trio da startup Musicle, incubada no Armazém da Criatividade desde junho, pretende lançar seu aplicativo em dezembro. A plataforma oferece a possibilidade de ter shows intimistas no conforto e comodidade da residência do usuário. Tudo pode ser organizado rapidamente, por meio de uma plataforma digital. O artista é convidado para realizar o evento e, caso aceite, o anfitrião paga o cachê cobrado normalmente, além de uma taxa de 10%.

Jovens e com ideias fervilhando na cabeça, os integrantes da Musicle encontraram no Armazém da Criatividade o espaço ideal para impulsionar seu negócio. "Acho que o fato de estarmos sob a chancela do Porto Digital traz um peso muito grande ao nosso empreendimento, além de inspirar mais confiança aos nossos clientes", explica o músico Heitor Alves, de 27 anos. O objetivo agora é incluir mais artistas na plataforma e organizar shows até mesmo fora de Pernambuco.

Para o presidente do conselho do Porto Digital, Silvio Meira, um dos maiores especialistas em tecnologia do país, cases como estes provam que o projeto do Armazém da Criatividade deu certo, mesmo em tempos de crise política, financeira e de segurança. É notável que o espaço é motivo de orgulho para quem fala sobre ele. E não é para menos. Até agora, o Governo de Pernambuco investiu R$ 17 milhões por lá. A ideia agora é atrair mais empreendedores, fomentando mais negócios.

"Não é fácil tocar uma política pública da complexidade e da sofisticação do Armazém da Criatividade de forma ininterrupta dentro da escassez de recursos que a gente sabe que temos no universo público. Claro que queremos atingir muito mais pessoas e criar mais startups, mas no momento estamos comemorando também porque não precisamos dar nenhum passo para trás", disse, em entrevista ao LeiaJá.

Ficou com vontade de experimentar o espaço? Pois saiba que ele é aberto a qualquer pessoa interessada. Por lá, estão disponíveis laboratórios e equipamentos de alta performance, incluindo estúdios de fotografia e vídeo, além de mixagem e pós-produção audiovisual. Os preços para uso dos equipamentos e locação das salas varia de acordo com o perfil do usuário, mas iniciativas educacionais possuem 50% de desconto. O agendamento pode ser realizado pelo telefone (81) 3725-7000 ou pelo e-mail contatocaruaru@portodigital.org.

LeiaJá também

--> Apple perde o posto de queridinha dos norte-americanos

COMENTÁRIOS dos leitores