Santander Brasil lança pagamento com reconhecimento facial

Objetivo é verificar a identidade do portador do cartão sem a necessidade de digitar a senha

por Nathália Guimarães ter, 12/12/2017 - 11:17
Reprodução Solução deverá ser liberada para todos os consumidores no primeiro semestre de 2018 Reprodução

O Santander começou a usar no Brasil uma tecnologia que permite o pagamento de compras online usando apenas o reconhecimento facial ou a impressão digital do usuário. O objetivo é verificar, de forma simples e segura, a identidade do portador do cartão, sem a necessidade de digitar a senha. Criada pela Mastercard e chamada de Identity Check Mobile, a solução deverá ser liberada para todos os consumidores no primeiro semestre de 2018.

A tecnologia está em fase de testes desde o dia 29 de novembro com 120 mil clientes do Santander e é válida somente para compras feitas no site do e-commerce de moda Dafiti. Durante o piloto, os usuários irão baixar um app chamado ID Check e cadastrar seus dados biométricos – com o scanner de impressão digital ou com uma selfie em seu smartphone.

Depois de cadastrar os dados biométricos, os clientes podem fazer suas compras normalmente no site ou aplicativo da Dafiti. Ao fechar o carrinho e confirmar o pagamento com um cartão de crédito ou débito do Santander, uma notificação será enviada ao celular do consumidor para autenticação do pagamento via biometria. Basta seguir as orientações e concluir o pagamento.

Em geral, os métodos de verificação de identidade atuais em uso exigem que os compradores insiram uma senha para concluir a compra. O Identity Check Mobile elimina este processo, o que agiliza a experiência da compra digital e aumenta a segurança. A tecnologia, lançada pela Mastercard no Brasil em novembro do ano passado, já foi implementada em outros 14 países, incluindo EUA, Canadá, Áustria, Bélgica e Alemanha.

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