Nos EUA, robô é usado para assustar moradores de rua

Robô patrulha as ruas usando sensores e câmeras à procura de atividades suspeitas

por Nathália Guimarães qua, 13/12/2017 - 11:26
Reprodução Cidade de San Francisco ordenou que a empresa responsável parasse de usar o robô em suas calçadas Reprodução

Em San Francisco, nos EUA, os robôs autônomos que foram criados para combater o crime realizando patrulhas em locais de grande movimentação estão sendo usados para assustar moradores de rua. De acordo com o jornal San Francisco Business Times, uma empresa usou uma destas máquinas para impedir que pessoas sem teto se fixassem próximo à sua sede.

A empresa chamada SPCA, segundo o site Business Insider, começou a usar o robô conhecido como K9 há cerca de um mês. Ele patrulha as ruas usando equipamentos como lasers, câmeras, sensores térmicos e GPS e, caso detecte alguma atividade ilegal, alerta as autoridades responsáveis.

Sua intenção é dar aos olhos e ouvidos super-humanos aos guardas de segurança de carne e osso. Esses atributos, porém, foram usados para espantar moradores de rua que se instalaram nas calçadas perto da empresa. Naturalmente, o robô despertou a ira de algumas pessoas, que cobriram a máquina com um pano e chegaram a derrubá-la. Um usuário do Twitter informou ter visto o K9 manchado com fezes.

Depois desse ocorrido, a cidade de San Francisco ordenou que a empresa responsável parasse de usar o robô em suas calçadas. Caso descumpra a determinação, a companhia fica sujeita a uma multa de US$ 1 mil por dia, por operar em via pública sem licença.

LeiaJá também

--> Walmart usa robôs para reabastecer prateleiras rapidamente

COMENTÁRIOS dos leitores