Ataque de hackers paralisa empresa nos Estados Unidos

Invasão fez com que sistema entrasse em modo de segurança e desligasse equipamentos

por Wagner Silva seg, 18/12/2017 - 14:44

O site da FireEye, empresa de segurança de rede, divulgou essa semana que uma empresa nos Estado Unidos sofreu um ataque de um grupo hackers que provocou a parada total de suas máquinas, paralisando a produção. Segundo a publicação, a empresa está situada no meio oeste americano e não teve seu nome revelado. De acordo com a Reuters, o alvo era a Triconex, ligada à Schneider Eletric, empresa especializada em soluções para fornecimento de energia elétrica.

  A Schneider confirmou que recebeu um ataque mas conseguiu bloqueá-lo. Segundo a empresa havia uma vítima secundária que não foi possível rastrear. Ainda de acordo com o Triconex, os hackers conseguiram se infiltrar no sistema e tomar controle de um dos terminais, desligando parcialmente as máquinas da empresa. “Provavelmente eles desligaram acidentalmente as máquinas ao entrar pelo modo de segurança para aprender como o sistema funciona”, disse Dan Scali, líder das investigações.

O malware foi identificado pelo nome de Triton e invadiu uma das estações de trabalho, que desligou assim que houve uma tentativa de modificar os controles básicos do software. Mesmo com as defesas tendo funcionado bem nesse caso, a FireEye disse em nota que é preciso que governos e grandes companhias invistam pesado na proteção dos seus sistemas prioritários.

COMENTÁRIOS dos leitores