AT&T testa internet de alta velocidade por rede elétrica

Tecnologia está em fase de testes nos EUA

por Nathália Guimarães seg, 18/12/2017 - 16:17
Reprodução AT&T anunciou o lançamento do primeiro serviço de distribuição de internet banda larga com linhas de energia Reprodução

A gigante das telecomunicações AT&T anunciou o lançamento do primeiro serviço de distribuição de internet banda larga com linhas de energia. A tecnologia está em fase de testes em uma pequena área no estado da Geórgia, nos EUA. Com isso, é possível atingir velocidades superiores a 1 Gbps ao transmitir dados em frequências entre 30 GHz e 300 GHz.

A tecnologia, chamada AirGig, usa o sinal de de onda milimétrica, que possui uma faixa de transmissão maior do que as encontradas nas linhas tradicionais de telefonia e fibra. O recurso pode fornecer velocidades de internet a um ritmo mais rápido do que a taxa atual do mercado americano, que é de 1 Gbps.

Como as linhas de energia são usadas para distribuir o sinal, não haveria necessidade de criar uma nova infraestrutura para oferecer velocidades de internet mais rápidas aos clientes. Além disso, aquelas pessoas que moram em áreas remotas poderiam se conectar mais facilmente.

De acordo com a AT&T, conectar um edifício usando a tecnologia AirGig é um processo simples e um único funcionário treinado durante alguns minutos poderia concluir o trabalho. O governador da Geórgia deu as boas-vindas ao teste da AT&T em seu estado e enfatizou o potencial de todos os cidadãos se beneficiarem caso a novidade seja lançada amplamente.

"Esperamos que um dia não seja necessário construir novas torres ou enterrar novos cabos em locais próximos das linhas de energia aérea", informou a empresa, em comunicado.

LeiaJá também

--> EUA acabam com neutralidade da rede

COMENTÁRIOS dos leitores