Golpe no WhatsApp oferece cupom falso do Burger King

Empresa negou que esteja oferecendo o cupom que aparece na mensagem

por Nathália Guimarães qui, 04/01/2018 - 10:50
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Hackers lançaram no Brasil a primeira fraude cibernética de 2018 com grande potencial de viralização Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Hackers lançaram no Brasil a primeira fraude cibernética de 2018 com grande potencial de viralização. Com a falsa promessa de oferecer um cupom no valor de R$ 50 para ser gasto na rede de lanchonetes Burger King, cibercriminosos estão induzindo os usuários do WhatsApp a compartilharem o golpe com amigos pelo smartphone e baixar aplicativos maliciosos.

Segundo o DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime da empresa de segurança PSafe, o esquema do golpe é semelhante a outros que circulam no aplicativo. A vítima é induzida a clicar em um link falso que se parece com uma URL legítima da rede de lanchonetes. Para conseguir o desconto, porém, o usuário precisa realizar um cadastro e ainda compartilhar a campanha com 30 amigos ou grupos.

Segundo a PSafe, ao concluir o processo, o usuário pode ser cadastrado em serviços de SMS pago - que efetua cobranças indevidas – ou, então, ser induzido a baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone ou o computador e deixá-los vulneráveis a outros tipos de crimes ou prejuízos financeiros.

A Psafe diz que mais de 350 mil pessoas foram impedidas de clicar no link pelo DFNDR Security, uma dos aplicativos desenvolvidos pela empresa que bloqueia conteúdos suspeitos, só nas últimas 8 horas.

A assessoria de imprensa do Burger King reforçou que a promoção é falsa e esclareceu que a companhia somente divulga suas campanhas por meio de seus canais oficiais do aplicativo, Facebook e cupons físicos.

Para evitar cair em golpes como esse, é recomendável que o usuário mantenha em seu celular um software de segurança com a função antiphishing, capaz de analisar todas as ameaças existentes no ambiente online. Além disso, é importante criar o hábito de se certificar sobre a veracidade de qualquer informação antes de cadastrar dados pessoais e compartilhar links com seus contatos.

LeiaJá também

--> Centenas de apps estão monitorando você pelo microfone

COMENTÁRIOS dos leitores