Golpe no WhatsApp oferece vagas de emprego em supermercado

Armadilha promete à vítima a participação em processos seletivos com salários de até R$ 2,8 mil

por Nathália Guimarães sex, 12/01/2018 - 10:36
Wikimedia Commons É importante não clicar em links suspeitos e ter um antivírus instalado no dispositivo Wikimedia Commons

Aproveitando-se do alto número de pessoas desempregadas no país, hackers estão enviando mensagens de WhatsApp com falsas vagas que, se acessadas, podem instalar vírus e outros arquivos maliciosos ao seu celular. Desta vez, a fraude usa o nome da popular rede de supermercados Atacadão.

De acordo com a DFNDR Lab, laboratório da empresa de segurança digital PSafe, nos últimos quatro dias, mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas pelo golpe, com 300 mil vítimas registradas em um único dia.

A armadilha promete à vítima a participação em processos seletivos com salários de até R$ 2,8 mil, além de benefícios, como assistência médica, vale-refeição, vale-transporte e seguro de vida. Segundo a mensagem maliciosa, para participar bastaria acessar o link e responder três perguntas.

Em seguida, o usuário é encaminhado a uma nova página que contém uma mensagem perguntando se ele gostaria de agendar uma entrevista para concorrer à vaga de emprego. Ao responder positivamente, ele na verdade está autorizando o hacker a enviar notificações de outros golpes para o seu celular.

A página solicita, ainda, o compartilhamento da suposta oportunidade com todos os contatos e grupos do aplicativo de mensagens instantâneas para ampliar a disseminação da ameaça. Um representante da rede Atacadão reforçou que a informação sobre vagas de emprego circulando nas redes sociais é falsa.

"A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que somente divulga suas vagas por meio dos portais Vagas.com e Catho, além de receber currículos nas células de recrutamento das suas unidades pelo país", diz o comunicado da empresa.

Para evitar que este tipo de ataque afete seu celular, é importante não clicar em links suspeitos e ter um antivírus instalado no dispositivo, que pode detectar a fraude automaticamente. Além disso, é importante que o usuário crie o hábito de se certificar sobre a veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos.

LeiaJá também

--> Falha no WhatsApp permite se infiltrar em grupos

COMENTÁRIOS dos leitores