iPhones estão fazendo ligações falsas à polícia dos EUA

Polícia do Condado de Sacramento, nos EUA, diz que recebeu mais de mil ligações acidentais desde outubro de 2017

por Nathália Guimarães sab, 24/02/2018 - 14:41
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A polícia do Condado de Sacramento, nos EUA, está sofrendo com um grande fluxo de chamadas de emergência falsas que estão inundando seus centros de comunicação. Segundo informações da CBS, a fonte das ligações é o centro de distribuição da Apple da cidade de Elk Grove. O motivo? Os iPhones que são deixados na assistência para reparo ligam, acidentalmente, para a central graças à um recurso presente no iOS 11.

As autoridades informaram que as chamadas acidentais começaram a ser registradas por volta de outubro de 2017. Normalmente, quando os agentes atendem as ligações, não há ninguém do outro lado da linha.

Em média, a polícia Elk Grove disse que recebeu 20 chamadas acidentais por dia da Apple, cerca de 1.600 ligações desde outubro. A polícia diz que o problema toma valiosos segundos que poderiam ser gastos em outras situações emergenciais.

Todas as chamadas são provenientes de um centro de reparo da Apple. A polícia do Condado de Sacramento informa que também está recebendo essas ligações -  um total de 47 desde o início do ano. Os agentes dizem que às vezes ouvem técnicos trabalhando em segundo plano.

A Apple não confirmou qual dos seus dispositivos está realmente causando essas chamadas. Mas tanto o iPhone quanto o Apple Watch conseguem realizar uma ligação de emergência apenas com o toque de um botão. Este é um dos recursos presentes no iOS 11, versão mais recente do sistema operacional da empresa.

Em uma declaração à CBS13, um porta-voz da Apple disse que está investigando o caso. "Estamos cientes das chamadas provenientes de nossas instalações de reparo e remodelação na cidade de Elk Grove. Levamos isso a sério e estamos trabalhando em estreita colaboração com a polícia local para investigar a causa e garantir que isso não continue", informou.

LeiaJá também

--> iOS 11 implementa botão de pânico escondido no iPhone

COMENTÁRIOS dos leitores