Facebook não ouve usuários pelo microfone, diz Zuckerberg

CEO e criador Facebook foi questionado sobre o monitoramento de usuários por áudio

por Nathália Guimarães qua, 11/04/2018 - 09:52
BRENDAN SMIALOWSKI/AFP Mark Zuckerberg deu testemunho no Congresso dos EUA nesta terça-feira (10), em Washington BRENDAN SMIALOWSKI/AFP

As suspeitas de que o Facebook (e aplicativos associados como o Instagram) gravam o que o usuário diz secretamente através de microfones dos celulares para melhor direcionar anúncios foram negadas pelo criador e presidente-executivo da empresa, Mark Zuckerberg.

Em depoimento no Congresso dos EUA, localizado em Washington, nesta terça-feira (10), ele negou categoricamente esse tipo de prática. "Sim ou não, o Facebook usa áudio obtido de dispositivos móveis para enriquecer informações pessoais sobre usuários?”, perguntou o senador Gary Peters.

"Não", respondeu Zuckerberg inflexivelmente. Segundo o CEO, o Facebook grava o áudio dos usuários quando as pessoas registram vídeos para a rede social, mas caso o contrário, a plataforma não tem acesso ao microfone.

"Espero que isso afaste muito do que eu tenho ouvido", disse o senador, antes de prosseguir com seu questionamento. O parlamentar americano informou à Zuckerberg que ouviu a teoria da conspiração de muitas pessoas, incluindo seus funcionários.

"Para ser claro, permitimos que as pessoas gravem vídeos nos seus dispositivos e os compartilhem, e os vídeos têm áudio, por isso fazemos isso enquanto gravamos um vídeo. Gravamos [o áudio] e usamos isso para melhorar o serviço, certificando-nos de que seus vídeos tenham áudio, mas acho que isso está bem claro", completou Zuckerberg.

LeiaJá também

--> Investidores pedem que Zuckerberg deixe chefia do Facebook

COMENTÁRIOS dos leitores