Proteste diz que Facebook deve indenizar usuários

Entidade diz que vai se reunir com a direção da rede social nesta quarta-feira (11), em Bruxelas

por Nathália Guimarães qua, 11/04/2018 - 12:28
NICOLAS ASFOURI/AFP Escândalo de utilização indevida de dados da rede social afetou 87 milhões de usuários NICOLAS ASFOURI/AFP

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) anunciou que vai se reunir com a direção do Facebook nesta quarta-feira (11), em Bruxelas, na Bélgica, para discutir o escândalo de utilização indevida de dados para fins políticos de 87 milhões de usuários da rede social, sendo 443 mil deles brasileiros.

Em documento enviado à rede social, a Proteste e entidades da Espanha, Itália, Portugal e Bélgica questionam se o Facebook pretende indenizar os usuários que tiveram seus dados explorados indevidamente e o que será feito para impedir que o problema ocorra no futuro.

O grupo também deseja uma resposta sobre como reparar as consequências já causadas pelo vazamento. "Nosso posicionamento para o Facebook é claro: os dados que eles utilizam pertencem apenas aos usuários. Portanto, são estes que sempre devem ter o controle sobre suas informações pessoais", diz a Proteste, em comunicado.

"Defendemos que as pessoas precisam saber exatamente para que finalidade são utilizados seus dados, caso autorizem seu compartilhamento e, mais do que isso, os consumidores devem obter uma parte justa do valor criado pelas empresas que os utilizam", continua.

LeiaJá também

--> Facebook não ouve usuários pelo microfone, diz Zuckerberg

--> Mark Zuckerberg não descarta uma versão paga do Facebook

COMENTÁRIOS dos leitores