Samsung não será obrigada a atualizar smartphones antigos

Empresa vendeu processo judicial e não será forçada a continuar atualizando o sistema de seus celulares por muitos anos

por Nathália Guimarães sex, 01/06/2018 - 09:29
Wikimedia Commons Samsung produz alguns dos celulares mais vendidos no mundo com o sistema operacional Android Wikimedia Commons

A Samsung venceu um processo judicial e não será forçada a continuar atualizando o sistema operacional de seus smartphones anos após o seu lançamento. Uma associação de consumidores argumentou que a companhia deveria atualizar seus telefones por pelo menos quatro anos depois de serem colocados à venda.

A Samsung produz alguns dos celulares mais vendidos no mundo com o sistema operacional Android. O Google produz regularmente atualizações de software que abordam falhas de segurança recém-descobertas e as oferece a fabricantes de telefones. Geralmente, cabe a cada empresa distribuir os novos recursos para seus clientes.

O grupo de consumidores Consumentenbond disse que muitos dos aparelhos da Samsung não recebem mais nenhuma atualização de segurança. A entidade alegou que a fabricante deve oferecer suporte a telefones por pelo menos quatro anos depois de serem vendidos pela primeira vez - ou por pelo menos dois anos depois de serem retirados do mercado.

Em resposta, a Samsung disse que se compromete com atualizações de software por dois anos. "Estamos satisfeitos com a decisão. O juiz reconheceu que a Samsung está fazendo mais do que suficiente para garantir a segurança de seus produtos", disse a empresa, em nota enviada à BBC.

O grupo de consumidores, porém, disse que a decisão do tribunal holandês foi decepcionante. "A Samsung opta por lançar tantos modelos novos, e ninguém obriga a empresa a fazer isso. Um fabricante de automóveis também deve garantir que todos os seus modelos sejam seguros e confiáveis ​​e permaneçam assim. A Samsung tem a mesma obrigação", disse em uma declaração.

LeiaJá também

--> Novo recurso da Apple vai controlar seu vício no iPhone

COMENTÁRIOS dos leitores