Golpe do PIS pelo WhatsApp alcança 116 mil usuários

Golpe promete oferecer ao usuário a suposta possibilidade de consultar o saldo a ser recebido do PIS

por Nathália Guimarães qua, 20/06/2018 - 10:58
Reprodução Reprodução

A empresa de segurança PSafe emitiu um alerta nesta quarta-feira (20) para um novo golpe que está circulando no WhatsApp. Trata-se de uma fraude que promete oferecer ao usuário a suposta possibilidade de consultar o saldo a ser recebido do PIS. Segundo a PSafe, a armadilha virtual já alcançou 116 mil pessoas nas últimas 24 horas.

Ao clicar em um dos links ou na notificação de celular recebida, o usuário acessa uma página na qual há um texto informando que a Caixa Econômica Federal (CEF) está liberando um saque do PIS no valor de R$ 1.223,20 para quem trabalhou entre 2005 à 2018.

Logo abaixo, a mensagem incentiva o usuário a responder algumas perguntas para que desta forma ele possa verificar se tem direito ao benefício. Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é direcionada para uma página na qual é incentivada a compartilhar o golpe com 30 amigos ou grupos do WhatsApp.

O texto afirma que após o compartilhamento o usuário será redirecionado para finalizar o processo e realizar o saque. Ao final, há ainda uma falsa seção de comentários com pessoas que teriam conseguido sacar o benefício.

A orientação da empresa de segurança é desconfiar de qualquer promessa exagerada que chega por mensagens. É preciso checar sempre a fonte, preferencialmente entrando em contato com a empresa ou órgão do governo envolvido.

A Psafe também recomenda que o usuário mantenha em seu celular um software de segurança com a função antiphishing, capaz de analisar todas as ameaças existentes no ambiente online.

LeiaJá também

--> Apple é multada por se negar a consertar iPhones e iPads

COMENTÁRIOS dos leitores