Em protesto, Wikipédia sai do ar em vários países

Enciclopédia protesta contra a nova legislação de direitos autorais online europeia

por Nathália Guimarães qui, 05/07/2018 - 11:49
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

A Wikipédia bloqueou os leitores de suas páginas nesta semana na Itália, Espanha e Polônia, em protesto contra a nova legislação de direitos autorais online europeia. Críticos dizem que as regras, que devem ser votadas nesta semana, podem acabar com os memes e os remixes, e exigir que as plataformas paguem por links para notícias.

Ao tentar acessar as páginas da enciclopédia, os visitantes da Wikipédia nos três países são recebidos com uma declaração sobre a próxima votação. "A própria Wikipédia está em risco de fechar", diz o alerta.

"Se a proposta for aprovada, pode ser impossível compartilhar um artigo de jornal em redes sociais ou encontrá-lo em um mecanismo de busca", continua.

Em outros países da Europa, incluindo o Reino Unido, a Wikipédia exibe um banner no topo do seu site pedindo às pessoas que se oponham às reformas.

A revisão da lei europeia de direitos autorais está dividida em várias seções, uma das quais é a reforma criticada pela Wikipédia. Outra mudança forçaria plataformas online como Google e Facebook a pagar por links para conteúdo de notícias.

A Wikipédia é um dos sites mais visitados na internet, atualmente em 5º lugar no ranking mundial de classificação de tráfego Alexa.

LeiaJá também

--> Seu telefone não te ouve, mas pode gravar o que você faz

COMENTÁRIOS dos leitores