Estudantes apresentam projetos de tecnologia sustentável

Alunos dos cursos de exatas e tecnologias da Universidade da Amazônia (UNAMA) participaram da IX Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovações, no Hangar Centro de Convenções, em Belém

ter, 14/08/2018 - 11:18

Alunos da Universidade da Amazônia (UNAMA) apresentaram na IX Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovações, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, os projetos sustentáveis e inovações tecnológicas desenvolvidos nos cursos de exatas e tecnologias da instituição. Os trabalhos apresentados foram produzidos nos últimos dois anos e envolvem o tema da sustentabilidade.

 “O objetivo foi alcançado. A gente consegui difundir para várias escolas de ensino médio, escolas estaduais, públicas, que visitaram nosso estande, os projetos que a gente desenvolve dentro da UNAMA”, contou Mariana Von, coordenadora do curso de Engenharia Civil.

O evento teve a participação de alunos da Escola Municipal Miguel Pernambuco Filho, do bairro do Jurunas, que ficaram encantados com as exposições. “Achei muito lindo. O trabalho deles é muito bom e ajuda a melhorar o nosso mundo”, disse Cibele Marinho (9), aluna da quarta série.

Para a professora da turma, levar as crianças é uma forma de abrir novos horizontes de conhecimento. “As crianças gostam muito de participar dessas atividades e isso é muito importante para elas conhecerem um pouquinho do que nós podemos oferecer para eles, como a questão das tecnologias, das ciências, do conhecimento científico que às vezes eles acham que está muito distante, mas está tão perto de nós”, disse Patrícia Pacheco, professora da mesma escola.

Na feira de Ciências foram apresentadas formas de aproveitamento consciente dos recursos naturais oferecidos pela natureza. “Estamos com os projetos de filtragem utilizando miriti como filtro, fibras de miriti e outros projetos de aterro sanitário, estrutura metálica para pontes, robóticas”, disse Welisson Costa (19), o estudante de Engenharia Elétrica da UNAMA. Energia através da chuva, energia solar, energia eólica são fontes aproveitadas na casa sustentável, um dos destaques da apresentação. “A gente aproveita para diminuir o consumo das energias elétricas das usinas geradoras. Só no Brasil são mais de quatrocentas termelétricas”, disse o estudante.

Para Welisson, a melhor forma de combater a poluição do ar é com o aproveitamento da geração de energia natural. “Nessas termelétricas tem o  biogás, biomassa, queima de combustíveis que contribuem para o aquecimento global. O interessante da casa sustentável é aproveitar ao máximo os recursos que a natureza nos fornece”, conclui o estudante.

Por Rosiane Rodrigues.

COMENTÁRIOS dos leitores