Mais de 40% dos brasileiros são dependentes do celular

Pesquisa da Motorola realizada com 20 mil pessoas mostra que muitos brasileiros são teledependentes

por Nathália Guimarães seg, 03/09/2018 - 12:59
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

Uma pesquisa realizada pela Motorola com 20 mil pessoas revelou que 41,52% dos brasileiros são teledependentes, uma daquelas pessoas que nunca deixam de usar telefone, ficam no celular de manhã, antes de dormir, sempre que podem no tempo livre e se pegam olhando para o aparelho só pelo fato de ele estar lá.

Em contrapartida, 32% dos pesquisados se enquadraram no perfil teleconsciente, ou seja, alcançaram um estado de equilíbrio no uso do smartphone. O estudo também mostra que apenas 5,56% dos entrevistados usam o aparelho para funções básicas como ver a hora e fazer ligações e não gostam nem de enviar mensagens de texto.

Outro dado interessante é que 1,5% dos entrevistados nunca deixam o telefone de lado e sentem-se vulneráveis e estressados sem ele. Nesse ponto, o estudo descobriu que 65% admitem sentir pânico ao pensar que perderam o smartphone, e que 29% concordam que, quando não estão usando, estão pensando em usar o celular na próxima vez em que estiverem com ele.

Do total dos participantes, 63% eram do sexo masculino e 70% da faixa etária de 10 a 29 anos. O estudo, publicado pela empresa independente Ipsos, foi feito por meio do site da Motorola e das redes sociais, de forma orgânica.

LeiaJá também

--> Bistrô troca dados pessoais de clientes por café grátis

COMENTÁRIOS dos leitores