TIM é a melhor operadora do Brasil em acessibilidade 4G

Estudo mostra que a operadora é a única capaz de fornecer aos usuários uma conexão LTE em mais de 70% do tempo

por Nathália Guimarães qui, 13/09/2018 - 11:58
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

Um estudo divulgado nesta quarta-feira (12) pela Open Signal, companhia especializada em conexões móveis, analisou a experiência de cobertura 4G no Brasil. A pesquisa aponta a TIM como a melhor operadora do país em acessibilidade da tecnologia de quarta geração. Mesmo assim, em comparação com seus países vizinhos, o Brasil se saiu mal no alcance da rede.

O relatório mostra que apenas a TIM conseguiu fornecer aos usuários uma conexão LTE em mais de 70% do tempo em que permanecem conectados. Segundo a Open Signal, os sinais de banda larga móvel são muito mais acessíveis nas grandes cidades do que no país como um todo.

As 14 principais cidades por população tiveram pontuações de disponibilidade 4G maiores que 73% em todas os operadoras. Belo Horizonte, em Minas Gerais, saiu na frente, oferecendo a conexão 4G em 81,1% do tempo.

Foi a única cidade capaz de oferecer disponibilidade de 4G acima de 80%. As capitais Manaus, Recife e Salvador também se saíram bem no ranking, juntamente com Brasília e a vizinha Goiânia. Todas pontuaram acima de 77% nesta métrica.

A análise também demonstra que a qualidade do 4G melhorou especialmente nas cidades onde a frequência de 700 Mhz foi ativada. Segundo a Open Signal, isso ocorre porque esse espectro tem excelente propagação, permitindo que os sinais LTE percorram grandes distâncias e penetrem mais nos edifícios.

LeiaJá também

--> Europa aprova lei de internet que pode acabar com os memes

COMENTÁRIOS dos leitores