Golpe no WhatsApp promete camisas de Lula e Bolsonaro

Novo golpe se propaga no WhatsApp prometendo aos usuários uma camisa grátis de candidatos à presidência

por Nathália Guimarães sex, 14/09/2018 - 12:26
Reprodução Reprodução

Um novo golpe se propaga no WhatsApp prometendo aos usuários uma camisa grátis de candidatos à presidência. A fraude diz que as vítimas podem ganhar uma blusa personalizada, mas para isso precisam antes compartilhar a mensagem com o link malicioso para 10 pessoas ou grupos do WhatsApp.

O link malicioso pede que o usuário selecione o modelo de camisa que deseja e, para isso, preencha um formulário com seu nome, endereço e cidade onde reside. Mas antes de conseguir o brinde, a vítima deve compartilhar a campanha com 10 contatos ou grupos no WhatsApp.

Nas mensagens detectadas pelo LeiaJá, os cibercriminosos prometem camisas temáticas do candidato do PSL Jair Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A página visitada pelas vítimas contém comentários falsos do Facebook que simulam usuários beneficiados com o brinde. Uma tática comum para deixar tudo mais convincente.

Para se proteger, é importante desconfiar de links recebidos em mensagens, mesmo que estas sejam enviadas por amigos ou familiares. Alguns aplicativos de segurança podem ajudar na tarefa, avisando sobre a presença de links perigosos. Um deles é DFNDR Security, criado pela empresa de segurança cibernética PSafe.

LeiaJá também

--> Europa aprova lei de internet que pode acabar com os memes

COMENTÁRIOS dos leitores