Facebook pode ser multado em US$ 1,63 bilhão por falha

Hackers comprometeram as contas de mais de 50 milhões de usuários da rede social

por Nathália Guimarães seg, 01/10/2018 - 09:57
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Uma agência de privacidade da União Europeia (UE) pode multar o Facebook no valor de US$ 1,63 bilhão por uma violação de dados anunciada na sexta-feira (28), na qual hackers comprometeram as contas de mais de 50 milhões de usuários da rede social. As informações são do The Wall Street Journal.

A multa será aplicada se os reguladores encontrarem evidências de que a empresa violou a nova lei de privacidade. O órgão europeu disse que requisitou mais informações à gigante tecnológica sobre a natureza e a escala da falha, incluindo quais residentes da UE podem ter sido afetados.

Em comunicado, o regulador afirma que está preocupado com o fato de que o Facebook é incapaz de esclarecer a natureza da falha e o risco para usuários. Em resposta, uma porta-voz do Facebook ressaltou que a empresa responderá às questões e manterá os reguladores atualizados sobre demais desdobramentos.

A brecha permitiu o roubo de tokens de acesso ao Facebook, que funcionam como chaves, permitindo que as diversas contas permaneçam online, sem a necessidade de o usuário digitar sua senha toda vez que acessa a rede social.

Como resultado da violação, mais de 90 milhões de usuários do Facebook foram forçados a sair de suas contas, uma medida de segurança comum para proteger as informações guardadas nelas. O Facebook corrigiu a vulnerabilidade e notificou as autoridades policiais.

Com informações de agências

LeiaJá também

--> Nova falha no Facebook afeta até 50 milhões de usuários

COMENTÁRIOS dos leitores