Empresa chinesa está conectando vacas à internet

Dispositivo preso ao pescoço dos animais monitora a atividade no pasto e enviar as informações via rede celular

por Nathália Guimarães qua, 10/10/2018 - 10:16
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

A Huawei mostrará durante a feira de tecnologia Futurecom um dispositivo que é fixado por uma coleira ao corpo das vacas, servindo para monitorar sua atividade no pasto e enviar as informações via rede celular para um servidor que armazena os dados de comportamento dos animais e que poderão ser acompanhados pelo gestor da fazenda.

Segundo a empresa chinesa, o objetivo é fornecer dados úteis de forma mais precisa como quando uma vaca entra no período fértil, pois sua atividade aumenta nessa época. Dessa forma, é mais fácil identificar o melhor momento para a inseminação artificial, ampliando as chances de sucesso do procedimento, por exemplo.

"Saber o momento exato de realizar a inseminação ajuda a aumentar a probabilidade de nascer bezerro macho ou fêmea, dependendo da estratégia de negócios do criador. Essa é uma informação valiosa quando, por exemplo, a criação é dedicada a gado de corte ou a produção de leite", explica a Huawei, em comunicado.

Na China essa tecnologia já é utilizada em mais de 1 milhão de animais conectados, gerando um aumento de 25% na receita de leite, segundo a empresa. A Futurecom 2018 ocorre no São Paulo Expo, entre 15 e 18 de outubro.

LeiaJá também

--> iPhone XS Max não consegue superar câmera de rival chinês

COMENTÁRIOS dos leitores