Aparelho permite a cegos ler, reconhecer rostos e produtos

Tecnologia foi pensada para pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down

por Nathália Guimarães ter, 18/12/2018 - 11:42
Divulgação/OrCam MyEye Divulgação/OrCam MyEye

Um dispositivo de inteligência artificial desenvolvido por uma empresa israelense está mudando a vida de pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down ao auxiliá-las em tarefas do cotidiano. O aparelho chamado OrCam MyEye é acoplado no óculos do usuário e consegue fotografar, escanear e transformar instantaneamente textos de qualquer superfície em áudio.

Isto acontece com livros, jornais, revistas, placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas, mensagens do celular e folhetos, por exemplo. Capaz de detectar textos em português, inglês e espanhol, o dispositivo possui controle de velocidade, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto e ainda permite escolher entre voz masculina e feminina.

O usuário ainda pode usar comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura. Tudo isso sem a necessidade de acesso à internet. Dotado de uma câmera inteligente intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário, o OrCam MyEye reconhece até 200 produtos previamente cadastrados.

Após o reconhecimento, retransmite a informação discretamente no ouvido da pessoa que o usa. O equipamento conta ainda com uma tecnologia avançada de reconhecimento de faces que auxilia o usuário a identificar as pessoas ao seu redor.

É possível cadastrar até 150 rostos. Sempre que o usuário passar por uma pessoa cadastrada, o dispositivo reconhece o nome de maneira instantânea e automática, revelando quem está à sua frente. Além disso, detecta as indivíduos por gênero quando não estão cadastradas.

O OrCam MyEye também identifica produtos por meio de códigos de barra, reconhece cores com um simples toque e, por ser dotado de leds, opera também no escuro. Outra utilidade é o reconhecimento automático de notas de dinheiro. Para o usuário saber a hora e data, basta girar o punho para ouvir a informação.

Sua bateria integrada tem duração contínua de duas horas e necessita de apenas 20 minutos para o carregamento. A versão mais atualizada do OrCam My Eye custa R$ 19.900. Sua compra pode  ser financiado em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal do Brasil para tecnologias assistivas. Há também a primeira versão do produto, que é vendida por R$ 12.900.

LeiaJá também

--> Hotel brasileiro usa robô para atender hóspedes

COMENTÁRIOS dos leitores