Polícia alemã encontra hacker que vazou dados de políticos

Jovem de 20 anos foi responsável por um enorme vazamento de dados de jornalistas e outras figuras públicas

por Nathália Guimarães ter, 08/01/2019 - 12:43
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

A polícia alemã identificou o hacker responsável por um enorme vazamento de dados de jornalistas e outras figuras públicas - incluindo a chanceler Angela Merkel. O acusado é um jovem de 20 anos, que operou a investida a partir de seu quarto.

Na última sexta-feira (4), autoridades alemãs de segurança cibernética revelaram que números de telefone, mensagens de texto, fotografias, informações de cartões de crédito e outros dados de até mil deputados, jornalistas e outras figuras públicas foram roubados e divulgados no Twitter e em outras plataformas online.

Um jovem estudante admitiu estar por trás dos ataques. Investigadores dizem que é provável que ele tenha agido sozinho, mas ainda estão procurando por pistas de envolvimento de terceiros em seus computadores, discos rígidos e outros equipamentos técnicos.

"Ele disse que coletou os dados porque se sentiu incomodado com certas observações de políticos, jornalistas e figuras públicas", disse o porta-voz de uma unidade regional de crimes cibernéticos em Hesse, Georg Ungefuk.

Libertado após o interrogatório, o acusado pode enfrentar duas acusações de espionagem de dados e manipulação de dados roubados. Ambas as têm penas de prisão de até três anos ou multa.

Desde o ataque hacker, a Alemanha está em estado de alerta, com a polícia federal, várias agências governamentais e serviços de inteligência trabalhando 24 horas por dia para rastrear o responsável. Em muitos casos, os dados eram informações públicas, mas alguns políticos e jornalistas tiveram conversas privadas e fotos de família vazadas.

COMENTÁRIOS dos leitores