Artigo político faz Venezuela bloquear acesso à Wikipédia

Maior provedora de telecomunicações do país tem impedido o acesso à Wikipedia em todos os idiomas desde o dia 12 de janeiro

por Nathália Guimarães seg, 14/01/2019 - 10:20
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

A Venezuela bloqueou o acesso à enciclopédia online gratuita Wikipédia, afirmou um órgão de vigilância da internet no domingo (13). De acordo com a NetBlocks, um grupo de direitos digitais, a maior provedora de telecomunicações do país, a CANTV, tem impedido o acesso à Wikipedia em todos os idiomas desde o dia 12 de janeiro.

Cerca de 16 milhões de pessoas têm acesso à internet na Venezuela, sendo que a Wikipédia recebe em média 60 milhões de visualizações do país todos os meses. Segundo a NetBlocks, a proibição provavelmente foi imposta depois que um artigo da Wikipédia listou o recém-nomeado presidente da Assembleia Nacional (AN) da Venezuela, Juan Guaidó, como presidente número 51, destituindo Nicolás Maduro de seu status presidencial.

Em maio, Maduro declarou vitória após uma eleição que seus oponentes políticos e muitos países estrangeiros consideram ilegítima, em parte porque opositores populares foram proibidos de concorrer e os maiores partidos anti-governo boicotaram a disputa.

O regime de Maduro agora se junta ao do presidente Recep Tayip Erdogan, da Turquia, como o segundo a banir a Wikipédia em sua totalidade. A Turquia, relatou o site Haaretz, bloqueou a Wikipédia em abril de 2017 por causa de artigos relacionados ao envolvimento da capital Ancara com o Estado Islâmico (EI) na Síria.

LeiaJá também

--> Homem pega 10 anos de prisão por ataque hacker a hospital

COMENTÁRIOS dos leitores