Brasil e Europa serão conectados por novo cabo submarino

Equipamento terá capacidade de transmitir dados a até 40 Tb/s

por Nathália Guimarães ter, 22/01/2019 - 10:24
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

O Brasil e a Europa vão ser interligados por um novo cabo submarino de fibra ótica. Já foram disponibilizados US$ 30 milhões para o início da implantação do projeto, que terá capacidade de transmitir dados a até 40 Tb/s e que vai facilitar as comunicações telefônicas e de imagens entre o Brasil e o continente.

Ainda não está calculado, no entanto, o volume total de investimento aplicado no cabo, pois ainda é preciso um detalhamento que vem sendo analisado por um consórcio de empresas, incluindo a brasileira Telebras.

Porém, de acordo com o ministro-conselheiro o volume total a ser aplicado no cabo submarino ainda não está calculado porque depende de um detalhamento que vem sendo analisado por um consórcio de empresas, que inclui a brasileira Telebras.

Atualmente o Brasil tem um cabo submarino que liga o território brasileiro à Europa, denominado Atlantis 2. Porém, esta infraestrutura tem uma capacidade de apenas 20 Gb/s.

Devido a essa deficiência, o Brasil acaba tendo de utilizar cabos que se conectam aos EUA para transmitir dados de voz e imagem internacionais e, então, retransmiti-los para a Europa e outras localidades. O novo projeto recém-anunciado se destina a beneficiar primordialmente a rede de institutos de pesquisas e universidades do Brasil e do exterior.

LeiaJá também

--> Em um ano, rede 4G do Brasil fica mais rápida e disponível

COMENTÁRIOS dos leitores