Exposição de videogames antigos atrai público no Recife

A exposição com videogames que marcaram época foi uma das principais atrações da Retrokon II, realizada no Shopping Paço Alfândega, no bairro do Recife

seg, 29/04/2019 - 14:13
Chico Peixoto/LeiaJáImagens O colecionador Raimer Leal contou que a intenção da exposição é emocionar os 'da época' e apresentar os games às novas gerações Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Embed:




A exposição de videogames antigos foi um dos setores que mais atraiu o público apaixonado pelo universo dos jogos, na segunda edição da Retrokon. O evento que exaltou a cultura pop retrô foi realizado entre essa sexta-feira (26) e domingo (28), no Shopping Paço Alfândega, no bairro do Recife..

Quem passou no corredor dos itens antigos pôde matar a saudade dos consoles clássicos e cartuchos raros, que remontam à história do desenvolvimento do mercado de games ao longo dos anos. Atari, Master System, Game Boy, Nintendinho [...], os fãs de vídeo game, sobretudo os adultos, se emocionaram ao rever os aparelhos que reacenderam o espírito da adolescência. "Curto game desde a infância. Tem games que tenho desde essa época. A gente coleciona memórias", afirmou o dono da coleção, o técnico em radiologia Raimer Leal.

À frente da Event Game, Raimer contou que demorou cerca de quatro anos para captar os consoles e, iniciou a coleção com os aparelhos que já tinha em casa. "Depois de um tempo guardado, resgatei os que já tive e iniciei a coleção. Isso aqui é só uma parte", pontuou. O colecionador é tão aficionado pelo universo dos games que nem sabe ao certo a quantidade de itens que faz parte da sua coleção, ele acredita que tem mais de 70 aparelhos, muitos deles repetidos.

Para unir toda essa raridade, o idealizador da Event Game revelou que "a maior dificuldade é a paciência para esperar o momento certo que os aparelhos estão mais em conta. E a concorrência na hora da compra, por que cada dia aumenta o número de colecionadores". Junto com outros colecionadores locais, o técnico em radiologia participa de eventos em todo Nordeste, expondo jogos e aparelhos ao público fiel, que quer sentir novamente a sensação de se divertir com jogos em 2D.

Sempre atento, ele deixa os visitantes pegarem nos joysticks e cartuchos, por acreditar que essa é a intenção das exposições, fazer o contato entre passado e presente. Mas como um bom colecionador, não sabe escolher o preferido, e nem abre mão de nenhuma de suas peças. Ele admitiu que já recusou a 'proposta indecente' de cinco mil reais pelo mítico console do Neo-Geo, "não tenho a pretensão de me desfazer de nenhum", assegurou o técnico em radiologia, que espera que a coleção prospere.

COMENTÁRIOS dos leitores