O que esperar da WWDC 2019?

Evento de desenvolvedores da Apple acontece entre 3 e 7 de junho

por Katarina Bandeira sab, 01/06/2019 - 16:02
WWDC/Reprodução Entre as novidades que podem ser apresentadas para iPhones e iPads está o modo escuro WWDC/Reprodução

Toda semana há um novo rumor sobre o que será apresentado na Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) 2019. Desde a quantidade de câmeras no iPhone XI a tela inicial renovada, até aplicativos, Apple Arcade, entre outros. Porém, o que realmente podemos esperar da conferência de desenvolvedores da maçã? Para ajudar você a saber um pouco do que vai rolar na WWDC 2019, separamos alguns dos principais rumores que devem ser revelados em junho.

As novidades do iOs 13

Não há nada muito inovador para esperar sobre o sistema operacional da Apple, mas ainda assim a expectativa é grande. Entre as novidades que podem ser apresentadas tanto para iPhones, quanto para iPads está o modo escuro. A ferramenta vem se fazendo cada vez mais presente em aplicativos e com certeza na maçã não será diferente.

Para quem ainda não utilizou, o “dark mode” muda as cores dos aplicativos para uma paleta em preto. Dessa forma ele ajuda a preservar a vida útil da bateria em telas OLED e a receber uma luz com menos intensidade em ambientes escuros. Quem sabe eles também apresentem uma mudança na tela, uma forma de reordenar os aplicativos.

Outra coisa que pode ser anunciada é o uso da realidade aumentada em mais aplicativos. Recentemente o Google fez algumas provocações comparando o seu novo Google Maps, com o de um “phone X”. Será que a maçã dará uma resposta? Detecção de poses em fotos e mais recursos para iPhones e iPads estão sendo esperados.

5G

A internet 5G está se tornando uma realidade. Mas é preciso aparelhos que suportem o tanto de internet que vem por aí. É muito provável que os gadgets da maçã não fiquem de fora dessa corrida e - quem sabe - possamos ver um iPhone 5G por aí em breve, principalmente, após a disputa de patentes entre Qualcomm e Apple ter chegado ao fim.

Mac Pro

Apesar de ser um evento para desenvolvedores há uma grande expectativa para um novo Mac Pro ser apresentado ou que pelo menos se fale sobre ele. Depois do fiasco que foi apresentado em 2013, os usuários do computador profissional da Apple esperam uma nova alternativa para desktop que tenha um desempenho melhor.

MacOS 10.15 e projeto Marzipan

As grandes estrelas dessa conferência parecem ser o MacOs 10.15 e o projeto Marzipan. Apesar de não ser oficialmente chamado com este nome, o projeto deve facilitar a migração de aplicativos de iPad para a plataforma desktop da Apple. As primeiras impressões da mídia internacional especializada foram terríveis, mas já deu a hora da Apple consertar o que deu errado e apresentar algo que realmente empolgue seus usuários.

Já MacBooks, iMacs e Macs Pro devem aproveitar bastante dessa novidade, que vem com o MacOs 10.15. O novo sistema operacional deve contar com pelo menos dois novos aplicativos: o Podcasts e o Find My - para encontrar, literalmente tudo. O iTunes também deve chegar ao fim e a Siri Shortcuts e o Screen Time devem aparecer.

tvOS e watchOS

Como tivemos um evento enorme da Apple no começo do ano, para o lançamento de seu aplicativo de Tv, é improvável que grandes novidades sejam anunciadas para este segmento. Algumas peças publicitárias sobre o streaming da Apple podem aparecer, assim como algum update, mas só.

Já os relógios de pulso da maçã devem ganhar uma repaginada. Novos mostradores (watchfaces) no estilo “Gradiente” e “X-Large”. Uma mescla do visual clássico dos relógios de pulso com números romanos e arábicos a até solar.  Aplicativos como Voice Memos, calculadora, e o Apple Books para áudio livros devem fazer parte do acessório. Também deve ser possível controlar o ciclo menstrual e o horário dos medicamentos.

Apple Arcade

Por fim, jogos. Estamos muito perto do prazo para a Apple lançar o serviço de assinatura Apple Arcade. O streaming de jogos foi anunciado para este ano, já ganhou anúncio e lista de games disponíveis. Resta esperar que, depois de tanta propaganda, ele seja anunciado na Apple Worldwide Developers Conference 2019.

COMENTÁRIOS dos leitores